Professores de projeto social de ciclismo da Fundesporte realizam treinamento do Sesc

Professores que integram o projeto “MS Pedalando para o Futuro” estão realizando, nesta sexta-feira (18), treinamento do Sesc/MS (Serviço Social do Comércio – Regional Mato Grosso do Sul). O projeto social de ciclismo é desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), SED (Secretaria de Estado de Educação) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), em parceria com o Sesc.

O objetivo da capacitação é apresentar aos profissionais de Educação Física, que ministram os treinamentos, o funcionamento do sistema de chamada, cadastro e inscrição dos atletas. Elaborada pelo Sesc, uma nova plataforma agora permitirá o cadastramento, controle de frequência, dados de anamnese das crianças e adolescentes do projeto, entre outras funções, de forma totalmente on-line.

O treinamento realizado em Campo Grande é o primeiro de uma série. A capacitação também será levada para os municípios do interior que possuem polo do projeto. Na capital, estão sendo capacitados professores dos polos Bosque Camburé e da Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge, nas Moreninhas.

Idealizado em 2021, o projeto “MS Pedalando para o Futuro” atende crianças e jovens com treinamento esportivo de MTB (mountain bike) no contraturno das aulas, com foco em regiões de vulnerabilidade socioeconômica. A ação visa a iniciação esportiva e possibilita o acesso de estudantes à prática do ciclismo de maneira sistematizada e continuada, como instrumento educacional que dissemina os valores do esporte.

Com vigência até 2026, o Governo de Mato Grosso do Sul firmou parceria com o Sesc para a otimização do projeto social. O órgão do Sistema S repassa recurso anual de R$ 1,62 milhão, investido na compra de bicicletas, ferramentas, uniformes e demais materiais de ciclismo, além da capacitação de profissionais e divulgação das ações nos municípios.

Lucas Castro –Fundesporte
Foto: Divulgação

FonteGoverno MS