Prodígio de 11 anos do skate entra para o Guinness com dois recordes em menos de um ano

Desde de que começou a andar de skate que Gui Khury tem como rotina superar marcas. A última delas ele bateu em plena quarentena, superando a maior lenda do esporte, Tony Hawk, ao ser tonar o primeiro skatista a completar a manobra 1080º no vertical. O reconhecimento desse feito foi imediato no mundo das quatro rodinhas e, neste domingo, em pleno Dia Mundial do Skate, veio do livro dos recordes, o Guinness World Records.

E chegou em dose dupla. Isso porque em agosto de 2019, quando ainda tinha 10 anos, Gui se tornou o atleta mais jovem da história a participar dos X-Games, em Minneapolis, nos EUA. Foram dois recordes reconhecidos pelo Guinness em menos de um ano.

– Quando eu recebi a mensagem que ia entrar para o Guinness eu fiquei muito feliz. Foi um dos melhores sentimentos que eu tive na minha vida – comemorou Gui.

O duplo feito coloca Gui em um seleto grupo de skatistas que estão no livro dos recordes como o brasileiro Bob Burnquist, maior medalhista da história dos X-Games, e da lenda Tony Hawk.

Em uma pista construída no quintal da casa de sua avó, em Curitiba, Gui conseguiu completar os 3 giros completos no ar, no mês de maio, no meio da pandemia do Covid-19.

O antigo detentor do recorde de giros em uma manobra de skate vertical era ninguém menos do que Tony Hawk. No dia 27 de junho de 1999, o “Birdman” se tornou o primeiro a completar um 900º (duas rotações no ar e meia), em San Francisco, na Califórnia (EUA).

Assim como no vertical, a megarrampa também teve o recorde de rotações em uma manobra quebrado no ano passado. Depois de o americano Tom Schaar se tornar o primeiro skatista do mundo a fazer um 1080, o também americano Mitchie Brusco superou a marca ao completar um 1260º na competição de mega do X-Games de Minneapolis. Essa manobra, agora, é um dos objetivos de Gui Khury.

– Tudo é possível, tudo que possa se imaginar na cabeça pode ser possível. Esse é o meu próximo sonho – disse o Gui, que há 2 anos se tornou o mais jovem a desafiar a megarrampa da casa de Bob Burnquist.

FontePor Breno Dines — Rio de Janeiro