Prefeitura vai recuperar trechos da margem do Prosa

Foto: Denilson Secreta

A Prefeitura de Campo Grande lançou licitação para contratar obras de recuperação de 5 trechos do gabião no Córrego Prosa nas avenidas Fernando Correa da Costa e Ricardo Brandão,  entre as Ruas José Antônio e Nova Era, e dentro do Parque das Águas, na Chácara Cachoeira. Serão investidos R$ 1.157.821,26 para refazer as paredes do gabião,  o piso de concreto  feito sobre pedra rachão, além da construção de passeio público e urbanização.  As empresa participantes da licitação terão até o dia  5 de novembro para entregar as propostas.

O projeto foi definido  com base no levantamento realizado pela SISEP (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços), que identificou quase 100 metros de  gabião danificados, consequência de  15 anos sem manutenção.

Um dos problemas identificados foi o processo de “oxidação”  (ferrugem)   de parte dos arames decorrente do contato com a água. “Com isto, as gaiolas se abrem e a correnteza leva as pedras, derrubando os muros”, explica o secretário Rudi Fiorese.  Será usado um material mais resistente, com arames revestidos. As fissuras no fundo de concreto construído  no canal do córrego também é outro fator estragos. “A água penetra e solapa embaixo do gabião, que acaba caindo”, complementa.

Serão implantados 699 metros cúbicos  de muro, com trechos em que haverá reconstrução, com enchimento das gaiolas com pedra rachão,  envolvidas  com lona geotêxtil para filtrar a  areia que desce junto à enxurrada. Serão instalados  drenos a cada 2 metros  para o escoamento das águas pluviais. A lona e os drenos, segundo explicações dos técnicos da SISEP, reduzirão  a pressão sobre a parede de proteção das margens do córrego.

O projeto contempla também, ao custo de R$ 209  mil o plantio de 1.100 mudas, controle de pragas e formigas, além da implantação de metros de cerca na Praça da Águas, ações previstas no Projeto de Recuperação de Área  Degradada (PRAD).

FonteAgência Municipal de Notícias de Campo Grande