PREFEITURA REVIVE CAMPO GRANDE COM CULTURA, ARTE E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NESTA SEMANA

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promove uma série de ações virtuais e presenciais nesta semana à população. A programação começa nesta quarta-feira (07) e segue até domingo (11).

O secretário de Cultura e Turismo, Max Freitas, adianta que julho é apenas uma prévia do que vem por aí em agosto, mês de aniversário de Campo Grande.

“Estamos movimentando os segmentos da cultura, arte, gastronomia, música e educação patrimonial nesta semana. São mais de cinco dias de programação para toda a nossa cidade. Para agosto prometemos uma agenda cheia de eventos virtuais e, claro, que sempre respeitando todas as normas exigidas pela saúde pública”, diz ele.

Amanhã a Biblioteca Pública Municipal apresenta uma live de contação de histórias às 10 horas com o projeto Emília Musical e Lolo, e a professora Rosângela Ferreira. A transmissão ocorre por meio do Facebook da Biblioteca Municipal (@bibliotecamunicipalcg).

Na quinta (08) e sexta-feira (09) acontece o projeto Quatro Estações, também com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Sectur, às 19 horas, com show do grupo G8 e comemoração dos 12 anos do Liga Breaking, respectivamente.

Ainda na sexta-feira o projeto Sabores da Nossa Terra ensina como preparar um delicioso pintado a urucum com a chef Bárbara Hermosilha por meio de transmissão no canal do Youtube da secretaria às 11 horas. Esta ação conta com patrocínio do Shopping Campo Grande, Carrefour, Mercadão Municipal de Campo Grande, Camicado, Clube Gourmet e Divina Essência Temperos Gourmet. A produção conta ainda com apoio do Beber e Comer MS.

De acordo com a chef Bárbara Hermosilha esse prato é ensinado de geração em geração na sua família. “Aprendi essa receita com a minha mãe, Marivalda, lá em Corumbá, nossa cidade de origem”, diz.

Bárbara explica ainda o porquê de a receita receber o nome pintado ao molho urucum.  “O que sei a respeito do surgimento desse prato tão famoso em nosso Estado é que foi inventado por um chef que trabalhava na cozinha do Morro do Urucum, chegaram pessoas de fora e foi pedido um prato diferente. Nesse momento ele inventou esse prato e colocou o nome do prato em homenagem ao local”, explica ela.

Cultura na Rua 14 de Julho

No sábado, dia 10 de julho, a partir das 9 horas, a rua 14 de julho recebe a primeira edição da “Ação Cultural”, uma iniciativa da Sectur com a Subsecretaria de Gestão de Projetos (Sugepe), Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental do Reviva Mais Campo Grande, que tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar a população sobre a proteção e manutenção do meio ambiente urbano, especialmente a partir de todas as transformações positivas que virão a partir da requalificação do centro, e prevê um calendário de ações de educação ambiental formal e não formal, educação patrimonial e cultural e educação para o trânsito.

Na oportunidade estarão ocorrendo apresentações culturais ao longo da via com o Quinteto de Jazz da Sectur, blitz conscientizadora com atores circenses em pernas de pau, além de performance da Trupe Teatral Chico Maria.

Cores e Vias entrega viaduto revitalizado

Encerrando a semana com chave de ouro, o projeto Cores e Vias entrega o primeiro viaduto totalmente revitalizado neste domingo (11) às 9 horas.

Foram algumas semanas de trabalho para deixar o viaduto Senador Italívio Coelho de cara nova. A estrutura foi envolta pela bandeira da Capital e elementos da fauna e flora local, com desenhos de ipês e araras.

Ton Barbosa é o artista responsável por assinar esse projeto artístico. “Essa obra representa a necessidade de trazermos mais cor para a nossa rotina”, comenta.

O projeto Cores e Vias é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), e conta com patrocínio do Sicredi.

Serviço – O canal do Youtube da Sectur pode ser acessado pelo link www.youtube.com/secturcg .

FonteAgência Municipal de Campo Grande