PREFEITURA REINAUGURA CREAS NORTE E OFERECE MAIS ACESSIBILIDADE AO USUÁRIO

A Prefeitura de Campo Grande reinaugurou, nesta sexta-feira (27), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) o Centro de Referência Especializado de Assistência Social “Luiza Paurá Peres” (Creas Norte), que recebeu uma ampla reforma para oferecer mais agilidade e acessibilidade aos usuários.

O evento contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, do secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva, da secretária-adjunta, Thelma Mendes, técnicos e superintendentes da SAS.

O prefeito Marquinhos Trad destacou a importância do atendimento realizado no local. “Aqui é o lugar onde as pessoas chegam em busca de conforto e atenção. Por isso, nosso trabalho é receber a todos com muito respeito”, frisou.

“Os Creas fazem parte de uma rede de assistência, que começa nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), onde desenvolvemos um trabalho de prevenção e fortalecimento de vínculos familiares. Aqui já recebemos as pessoas que tiveram seus direitos violados, por isso a importância de trabalhar a prevenção e humanização do atendimento”, ressaltou o secretário José Mário.

Além da pintura completa, entre as melhorias realizadas estão reforma das instalações elétricas, com instalação de lâmpadas LED que proporcionam mais economia, construção de banheiros para pessoas com deficiência, além da reforma nos banheiros já existentes, substituição de telhas e instalação de gás externo. A unidade ainda ganhou um novo depósito de mantimentos e novas calhas.

Localizado no Bairro Monte Castelo, o Creas Norte conta com salas administrativas, sala para atendimento de medidas socioeducativas, espaço para desenvolver o trabalho do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, recepção, almoxarifado, banheiros adaptados, refeitório, área externa para a realização de atividades e cozinha. A coordenação da unidade é da assistente social Mikaeli Marcondes Bernardo da Silva

Além do Creas Norte, o município ainda conta com o Creas Centro e o Creas Sul. Juntas, as três unidades já realizaram este ano, até o mês de julho, 7.546 atendimentos.

Serviços

Os Centros de Referência Especializado de Assistência Social  são unidades que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio da Proteção Social Especial de Média Complexidade da SAS e ofertam atendimentos que fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que desenvolve e promove a inclusão e proteção social a indivíduos e famílias que se encontram em situações de violação de direitos e que passam por alguma situação de violência, maus tratos, negligência, abandono e discriminações.

Além do PAEFI, os Creas também oferecem o Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O trabalho nas unidades é realizado por uma equipe interdisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados, que prestam orientações e efetivam o acompanhamento das pessoas e famílias em situação de risco social ou que tiveram direitos violados.

Nos Creas são realizados atendimentos especializados de forma individual ou em grupo que envolvem atividades coletivas e comunitárias. Além disso, também é realizada orientação sobre acesso a benefícios e programas da Assistência Social e de outras políticas públicas e são fornecidas informações para defesa de direitos.