PREFEITURA LICITA MAIS DE 28 KM DE ASFALTO PARA CONCLUIR PAVIMENTAÇÃO DO NOVA LIMA

Na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial, a Prefeitura de Campo Grande lançou duas licitações para execução de 28,4 km de asfalto e 2,5 km de recapeamento no Bairro Nova Lima.

Serão asfaltada 31 ruas e recapeadas outras 6, abrangendo o quadrilátero formado pelas ruas Zulmira Borba, Cônsul Assaf Trad, Gualter Barbosa e Lino Vilacha. São duas concorrências públicas, dos lotes C e D, para terminar a pavimentação do bairro mais populoso da Capital, com mais de 40 mil habitantes. As propostas das empresas serão abertas dia 25 de outubro (etapa C) e 26 de outubro (etapa D). As obras estão programadas para começar no primeiro trimestre de 2022.

Entre as vias que serão asfaltadas, a terceira pista da Avenida Cônsul Assaf Trad será prolongada em mais um 1km , da Zulmira Borba até a Lino Vilacha (acesso ao Hospital São Julião) que no trecho inicial será alargada e recapeada,  complementando o serviço feito há dois anos, quando foi asfaltado o Jardim Anache. Nas outras duas etapas, a terceira pista da Cônsul foi feita da Rua Alfredo Borba até a Rua Jacinto Máximo.

Com estas duas etapas que serão feitas de forma simultânea, a região ganha uma via asfaltada em toda sua extensão com duas pistas, a Avenida Cândido Garcia Lima, que começa na Rua Marquês de Herval, atravessa o Nova Lima e termina na Lino Vilacha , divisa com o Jardim Anache e Columbia.

Desde 2017 a região recebeu grandes investimentos em drenagem, obras de controle de enchente. Foram executados 54 km de pavimentação, abrangendo as duas etapas do Nova Lima e nos conjuntos habitacionais Oscar Salazar, José Tavares e Parque Iguatem , construídos no bairro.

Mobilidade urbana

Junto ao asfalto, também foram feitas intervenções que melhoraram a mobilidade urbana, como a duplicação da Avenida Zulmira Borba, que serve de acesso a vários conjuntos habitacionais e concentra boa parte do comércio da região. No conjunto habitacional Oscar Salazar, a construção de duas rotatórias na Rua Martim Francisco garantiu a  conexão com a Rua Marquês de Herval que leva a Avenida Cônsul Assaf Trad, e daí ao centro da cidade.

A Rua Francisco Pereira Coutinho foi duplicada e prolongada, ligando os conjuntos José Tavares e Oscar Salazar. A construção de um piscinão com capacidade para reter 26 milhões de litros vai ajudar a proteger de erosão as nascentes do Córrego Segredo.

Qualidade de vida

Na opinião do aposentado Assil Gomes da Silva, 77 anos, que há 25 anos mora na Rua Alberto da Veiga, a chegada do asfalto ao Nova Lima melhora a qualidade de vida da população e valoriza os imóveis. “Não é fácil morar onde não tem asfalto, convivendo com poeira, o barro e a rua cheia deburaco. Foram tantas promessas ao longo das últimas décadas que eu nem achava mais que seria asfaltado. Estamos agradecidos e felizes pela Prefeitura olhar para essa nossa região”.

O porteiro Edson Leocádio Aparecido, morador há 40 anos na Rua Jerônimo de Albuquerque, que teve parte da drenagem e do asfalto antigo refeitos, diz que a realidade do bairro sofreu uma transformação desde a chegada da infraestrutura. “Quando mudei aqui, eram poucas casas e praticamente não tinha comércio. Hoje, tem tudo no bairro, nem precisa ir ao centro fazer compra”, relata.

O presidente da Associação dos Moradores do Nova Lima, Pedro Domingos, lembra que, além do asfalto trazer melhoria da qualidade de vida e valorizar os imóveis, a obra de infraestrutura proporciona conforto à população, melhorando as condições de limpeza e, assim, contribuindo para a saúde pública.

FonteAgência Municipal de Campo Grande