PREFEITURA INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA NA PRÓXIMA SEMANA

A partir da próxima terça-feira (13), a prefeitura municipal de Campo Grande irá iniciar a campanha de vacinação contra Influenza. Serão definidos calendários exclusivos para a imunização do público alvo, para evitar aglomerações e que os públicos desta e da campanha contra Covid-19 não se encontrem. 

De acordo com a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo, a expectativa é que as unidades que estarão vacinando Covid-19 não recebam doses de Influenza. “Alguns pontos de vacinação permanecerão vacinando exclusivamente Covid e outros serão destinados para a aplicação de doses da Influenza. Os pontos maiores, como Drives e o Guanandizão terão portas exclusivas para cada uma das vacinas”, explica. 

O município recebeu, na última quinta-feira (08), 32.750 doses do imunobiológico, que será destinado para a primeira etapa do público alvo. “Para não haver conflito na vacinação, este ano a divisão dos públicos será diferente. Nesta etapa serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde”, completa a superintendente. 

Ela ainda reforça que, mesmo dividido o público ainda é muito grande para liberar a vacinação para todos de uma vez, então é possível que ainda haja uma subdivisão, fazendo com que cada um tenha um calendário específico. 

A recomendação do Ministério da Saúde é que a aplicação destas doses inicie já na próxima segunda-feira (12), porém, com a estratégia adotada pela Sesau – visando reduzir os riscos de infecção pelo novo coronavírus – necessita de uma maior organização, sem impactar na imunização do público. 

Conflito de doses

Como estarão acontecendo, simultaneamente, duas campanhas de vacinação em Campo Grande, a Sesau reforça a necessidade de se manter atento à data de vacinação. Por não haver estudos que mostrem possíveis reações ou conflitos na imunização quando aplicadas as vacinas contra Covid-19 e Influenza juntas, é necessário aguardar alguns dias entre uma dose e outra.

A recomendação é priorizar a vacina contra Covid-19, contudo, se ainda não chegou a data para vacinação de um determinado público, mas ele já poderá receber o imunobiológico contra Influenza, orienta-se aguardar 15 dias antes da aplicação da outra dose.

O mesmo se dá para quem já tomou a vacina dos laboratórios Sinovac ou AztraZeneca, que deve aguardar o mesmo período, após a aplicação do reforço, para buscar a vacina contra Influenza.

FonteAgência Municipal de Campo Grande