13.8 C
Campo Grande
segunda-feira, maio 27, 2024

Prefeitura inaugura praça pública aguardada há anos por moradores do Monte Castelo

Prefeitura inaugura praça pública aguardada há anos por moradores do Monte Castelo

Ana Paula Fernandes

A Prefeitura de Campo Grande realizou nesta terça-feira (14), a entrega da Praça Elisabete Fernandes Martins, localizada na região do bairro Monte Castelo, mais um espaço público que deverá desempenhar papel essencial na promoção do bem-estar e na qualidade de vida da comunidade e outros bairros da região.

Presente na solenidade de entrega da praça, o vice-presidente da União Municipal das Associações de Moradores (Umam), Passini Catarinelli, morador da região, contou que há cerca de 40 anos o espaço é aguardado pela comunidade. “Antes este espaço não era utilizado. O visual que temos hoje aqui é a realização do anseio de muita gente que sempre quis um espaço de convivência, prática de esporte e lazer com suas famílias e amigos. Hoje finalmente estamos sendo beneficiados com a entrega dessa praça pública e estamos gratos por essa realização”, disse.

O nome escolhido para este espaço público homenageia Elisabete Fernandes Martins, contabilista e partícipe atuante de ações em prol das comunidades, dedicando-se às ações sociais e beneméritas. Foi esposa do Desembargador Sérgio Martins Sobrinho e mãe de Sergio Fernandes Martins, também Desembargador e atualmente Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, além de Marcos Fernandes Martins, engenheiro civil e economista e Ana Cristina Fernandes Martins de Oliveira, advogada e professora universitária.

Para agradecer a homenagem, o filho de Elisabete, Sérgio Fernandes Martins, falou em nome da família. “Quero agradecer a todos por terem viabilizado esta justa homenagem. E em nome da minha família, do meu pai Sérgio Martins Sobrinho, quero dizer que as praças constituem verdadeiras almas da cidade, dotadas de beleza e acolhimento, estimulam o lazer e a recreação, o convívio saudável e inúmeros benefícios ao bem-estar social. As praças são vocacionadas para o bem, assim também era a minha mãe. Este é um momento que nos desperta profunda saudade dela, mas que se transforma em imenso orgulho. E tenho certeza que de onde ela está, zelará para que aqui seja sempre um local de alegria e bênçãos na vida de todos”.

A prefeita Adriane Lopes, ressaltou a relevância das praças e parques para a população. “Esta praça não é somente um equipamento público, é um espaço de convivência e saúde pública, com academia, pistas de caminhada, área de lazer, onde as pessoas podem expandir sua convivência com outros moradores da região. Um anseio antigo e que hoje se torna realidade graças à parceria público-privada que é tão importante. A Região Urbana do Segredo está avançando com planejamento, sendo urbanizada da forma correta pela Prefeitura. E quero agradecer de forma especial à família de Elisabete Fernandes Martins, que com seu exemplo de vida, está sendo homenageada e terá aqui seu nome e história eternizado”, declarou.

Ricardo Cunha e Ruth Pacheco, representantes da MGR Incorporações, responsável pela execução da obra, destacaram a importância dessa área para a região e bem-estar da população. “Acreditamos que a praça trará muitos benefícios, pois já observamos que a população está utilizando o espaço para fazer caminhadas, exercícios, passeios de bicicleta, além das crianças terem um local para brincar. Desta forma, esperamos que a população tome conta do espaço e faça um bom uso desse empreendimento”.

“A entrega da praça, por meio desta parceria público-privada, demonstra que a gestão municipal está atuando de forma a realizar o que de fato a população anseia. Além de estimular um estilo de vida mais ativo e saudável, as praças contribuem para a valorização do patrimônio de uma cidade e sendo muitas vezes locais de preservação de áreas verdes”, pontuou a secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Kátia Sarturi.

A praça, de 9.700 m², que conta com espaço para convivência e academia ao ar livre também recebeu o plantio de mais de 50 mudas de árvores nativas e frutíferas, tais como: pau-brasil, ipê branco, ipê roxo, ipê rosa, ipê amarelo, manduri, samambaia, cabaceira, jacarandá, canafista, pindó, ameixa, amora, acerola e romã.

Estes espaços públicos são importantes para a comunidade promovendo a coesão entre os moradores de uma região. Além disso, as praças oferecem espaços ao ar livre para atividades recreativas, exercícios físicos, eventos culturais e até mesmo feiras locais, estimulando um estilo de vida mais ativo e saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui