PREFEITURA FAZ CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CONSUMO DE PESCADO INSPECIONADO

Nos dias que antecedem a Semana Santa, a procura por peixes aumenta, devido à tradição de muitas famílias de não comer carne vermelha neste período. Com objetivo de conscientizar o consumidor sobre a necessidade de comprar o produto sempre em estabelecimentos licenciados pelos órgãos sanitários competentes, a Prefeitura de Campo Grande realizou esta semana uma campanha educativa visando informar a população sobre a necessidade de consumir pescado inspecionado.

Estão sendo colocados cartazes em pontos estratégicos da cidade, como secretarias, escolas, Central do Cidadão e Procon, explicando como o consumidor deve proceder para adquirir pescado em boa condição de consumo. Esse trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), por meio do SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

O superintendente do Agronegócio da Sidagro, João Duarte, destaca o papel do SIM nesse processo de levar aos consumidores a tomar as devidas precauções na hora de escolher os melhores pescados. “O nosso papel é garantir no processo de transformação se a matéria prima está dentro das normas de produção. Quando o produto já está nas gôndolas dos supermercados ou das peixarias, o consumidor tem que prestar atenção se esse produto tem certificação, observando também as características do pescado como olhos brilhantes, corpo firme, e odor característico para cada espécie”, explicou.

“Nosso papel aqui no SIM é fiscalizar e certificar os produtos de origem animal sob o ponto de vista sanitário, higiênico e tecnológico que são destinados ao consumo, além de orientar os consumidores através de ações educativas como essa que estamos realizando agora”, afirma Vaneska Monson, gerente do SIM.

Consumo

No Brasil, o consumo de peixes pela população é, em média, de aproximadamente 9 kg/habitante/ano. Nesta época do ano o consumo aumenta consideravelmente, exigindo cuidados especiais na hora da compra.  O peixe e demais produtos da aquicultura representam uma abundante fonte de nutrientes, por isso, são de grande importância para uma alimentação diversificada e saudável.

FonteAgência Municipal de Campo Grande