PREFEITURA DE CAMPO GRANDE INAUGURA PRAÇA EM HOMENAGEM A FUNDADOR DO BAIRRO SEMINÁRIO

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), inaugurou na noite de ontem (27), mais uma praça de lazer na cidade, desta vez no Bairro Seminário. O espaço é uma homenagem a um dos fundadores do antigo Jardim Oracília – José Roberto de Oliveira, mais conhecido como Zé Roberto, que faleceu em setembro de 2021.

A cerimônia de inauguração contou com diversas atrações, como exposições de livros e brinquedos, distribuição de pipoca e algodão-doce e uma apresentação da Banda Municipal, trazendo uma canção especial para a ocasião. As festividades são uma antecipação do que se pretende fazer no espaço: um ponto de cultura e lazer permanente, com a realização de uma feira no local.

No evento era possível visitar a Gibiteca (assim como sua unidade itinerante, em uma van). O projeto foi criado em 1995 com uma biblioteca com gibis, aberta à população, e que conta hoje com mais de 25 mil itens.

Por volta das 19h30, as autoridades presentes se reuniram para discursar e formalizar a entrega da placa simbólica, já com o novo nome da praça. Estavam no local o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, a secretária adjunta Clarice Benites; o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese; o presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes; os vereadores Professor Juari e Ronilço Guerreiro; o deputado estadual João Henrique e a Delegada Sidneia, representando o deputado Paulo Corrêa.

Após a fala de um dos filhos de seu Zé Roberto, o secretário Max Freitas aproveitou a oportunidade para parabenizar a todos os envolvidos na realização da homenagem na noite de quarta-feira. Direcionando-se ao vereador Ronilço (um dos filhos de Zé Roberto), afirmou que o sonho da Gibiteca foi apenas um dos muitos programas culturais que serão realizados junto da gestão municipal e contou uma novidade que fez a alegria de todos os moradores presentes.

“Além do nome da Praça Zé Roberto, fica o nosso compromisso, até dezembro, de fazer em toda 3ª sexta-feira do mês um sarau cultural por aqui. Com todo o carinho também da nossa prefeita Adriane Lopes, esse é mais um esforço nosso e dos nossos parceiros para tornar a cultura em Campo Grande mais acessível”, afirmou Max Freitas.

Aprovado em outubro do ano passado, o Projeto de Lei 10.293/21 de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, estabelece que a praça do Bairro Seminário passe a se chamar José Roberto de Oliveira.

Líder comunitário eternizado 

Zé Roberto, como era conhecido, nasceu na cidade de Jaraguari, no dia 27 de março de 1940. Ele era o mais velho de uma família de sete irmãos e chegou até Campo Grande na década de 1960. Por aqui, conheceu Eva Cruz de Oliveira, com quem se casou e teve cinco filhos – entre eles o vereador pela Capital Ronilço Guerreiro. A família se estabeleceu na região então conhecida como Jardim Oracília e lá o jaraguariense se firmou como uma das principais lideranças comunitárias da região, dedicando atenção especial à igreja.

Feliz com a homenagem, o vereador Ronilço Guerreiro contou que ver o nome de seu pai na praça que ele costumava visitar rotineiramente e cuidar com muito carinho é a realização de um desejo antigo, que vem desde antes do falecimento de Zé Roberto.

“É um momento muito especial não apenas para minha família, mas para a comunidade. É uma homenagem a quem foi um grande líder comunitário e lutou muito pelo desenvolvimento do bairro, ajudando na conquista da luz elétrica, linha de ônibus, asfalto e que foi um dos fundadores da Igreja Santa Clara”, afirmou Ronilço.

Serviço 

A Praça José Roberto de Oliveira está situada na Rua Sacramento, n.º 712, em frente à Capela Santa Clara, no Bairro Seminário.

FonteAgência Municipal de Campo Grande