PREFEITURA COMPARTILHA TECNOLOGIA E CONTRIBUI PARA ACELERAR VACINAÇÃO NO INTERIOR

Mais um município vai usufruir do sistema de identificação prévia de vacinação de Campo Grande. Depois de Sidrolândia – cidade a 77 km da Capital, é a vez de Camapuã – 141 km de distância – receber a cedência do sistema que vai auxiliar e dar mais agilidade no processo de imunização contra a Covid-19. Outros municípios como Dourados, Corumbá, Mundo Novo e Terenos já mostraram interesse no produto.

O uso da ferramenta desenvolvida pela Agência Municipal de Tecnologia e Informação (Agetec), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), reduz significativamente o tempo de atendimento de cada paciente e proporciona maior controle e transparência em todo o processo.

O prefeito Marquinhos Trad destaca a importância da colaboração e troca de experiências entre os municípios a fim de contribuir para que seja possível atingir o objetivo de vacinar o maior número de pessoas de forma mais célere e eficaz.

“É uma satisfação poder contribuir com outros municípios, com outros gestores, para que cada dia mais vidas sejam salvas. Já atingimos a marca de mais de 30% da nossa população vacinada, resultado do planejamento, organização e empenho de todos os envolvidos”, destaca.

O diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, ressalta que a iniciativa inovadora da Prefeitura de Campo Grande em desenvolver a ferramenta Monitora Saúde, em março de 2020, ajudou as equipes da Sesau a monitorar e realizar a triagem on-line através desse sistema.

Ele explicou que para efetuar a vacinação e tornar o processo mais célere e transparente foi criado o vacinômetro e o cadastro prévio on-line, já que o Governo Federal não tinha uma ferramenta específica para a vacinação.

“Com o sistema, as pessoas podem preencher todas as informações necessárias de forma on-line e ao chegar no local para serem vacinadas, apenas precisam dizer seu CPF. É uma economia de tempo e ainda ajuda a evitar aglomerações”, justifica.

O sistema também é uma importante para estimar a quantidade de doses necessárias para atender um grupo específico a partir do número de pessoas cadastradas. Outro diferencial criado pela Prefeitura de Campo Grande, o vacinômetro permite aos campo-grandenses acompanhar em tempo real o número de pessoas que estão sendo vacinadas. A ferramenta está hospedada no site http://vacina.campogrande.ms.gov.br/, onde é possível ter acesso a outras informações, como calendário, locais e horários de vacinação e também no relógio da rua 14 de Julho.

“Ações como essas permite aos gestores maior eficácia sobre a gestão da informação, principalmente nesses momentos de pandemia em que vivemos, onde a informação precisa chegar o mais rápido às mãos do gestor para tomadas de decisões”, complementa o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Atualmente, em Campo Grande, o sistema está aberto para 30 públicos distintos, divididos em idade, categoria profissional, etnias e grupos especiais. A inserção de novos públicos para cadastramento é feita na medida em que há definição de envio de novas doses e as etapas de vacinação sejam executadas. Foi aberto na última semana para os trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário, do transporte aéreo, do transporte Aquaviário, portuários e caminhoneiros.

FonteAgência Municipal de Campo Grande