PREFEITURA COMEMORA 31 ANOS DA GUARDA CIVIL COM ENTREGA DA MEDALHA JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA

No dia em que a Guarda Civil Metropolitana completa 31 anos de criação, a prefeitura de Campo Grande realizou uma homenagem a 30 personalidades da GCM e da sociedade civil e militar, com a entrega da Medalha José Antônio Pereira. A honraria foi entregue pelo prefeito Marquinhos Trad, durante solenidade nesta terça-feira (10), que integra o calendário oficial de aniversário dos 122 anos da capital.

A Medalha José Antônio Pereira é a mais alta comenda da Guarda Civil Metropolitana, destinada a homenagear e reconhecer relevantes serviços ou apoios prestados a GCM de Campo Grande, por personalidades civis e militares e ainda pelos GCMs que se destaquem pelas ações benéficas à população campo-grandense.

Aos homenageados, o prefeito Marquinhos Trad agradeceu pela contribuição de cada um para melhorar a segurança pública dos campo-grandenses. “A prefeitura passou a valorizar o efetivo da Guarda Civil, que hoje está cada vez mais capacitada para somar com as demais forças de segurança da nossa cidade compartilhando do mesmo dever, assegurar a proteção das famílias e das pessoas que vivem aqui em nossa cidade. Cada um de vocês contribui diretamente para que isso aconteça e hoje é apenas mais um gesto da imensa gratidão que temos por vocês, profissionais tão valorosos para Campo Grande”.

Criada pelo Decreto Municipal nº 12.696, de 5 de agosto de 2015, a Medalha leva o nome do fundador da cidade de Campo Grande. Com espírito arrojado, José Antônio Pereira teve a coragem de desbravar esta rica terra sul-mato-grossense e transformá-la em uma das mais belas capitais do país.

O secretário de Defesa Especial Valério Azambuja, explica que a lista de homenageados é publicada no Diogrande, por meio de Decreto. “A Secretaria Especial de Segurança homologa a escolha desses nomes e os submete ao prefeito. É um momento importante para todos nós, que atuamos na segurança pública. Por isso, essa comenda, que é a mais alta da Guarda Civil, é oferecida sempre no aniversário da cidade, como maneira de destacar esses profissionais que tanto contribuem para assegurar a proteção da nossa população”.

Aos 70 anos de idade e ainda na ativa, o GCM Gerson Oliveira, que integrou a lista dos homenageados, falou da alegria pelo reconhecimento de seu trabalho, por parte da prefeitura. “É uma honra entre mais de mil profissionais eu ser escolhido para receber essa medalha. Sinto orgulho da minha farda e ainda quero contribuir muito com a minha cidade”.

Breve histórico da Guarda Civil Metropolitana

Em 10 de agosto de 1990 foi criada a Guarda Civil pela Lei n. 2.749, para ser a guardiã dos munícipes e do patrimônio público de Campo Grande. Inicialmente a GCM ficou vinculada à Secretaria de Administração, passando posteriormente para a Secretaria de Governo no ano de 2012.

Em 8 de dezembro de 2014 foi criada a Secretaria Municipal de Segurança Pública pela Lei Municipal n. 5.413, passando a GCM a compor sua estrutura básica.

Confira a lista dos homenageados

Personalidades civis e militares:

Adriano Garcia Geraldo – Delegado-Geral da Polícia Civil de MS
Ana Paula Resende – Superintendente de Serviços de Saúde da Sesau
Arnaldo Mendonça Junior – Perito Criminal Federal SR/PF/MS
Hermas da Silva Fagundes – Cabo da Polícia Militar de MS
Izaias de Castro Moreira Lima – Investigador da Polícia Civil de MS
João Carlos da Silva Rezende – Sargente do Polícia Militar de MS
José Mauro Pinto de Castro Filho – Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande
Luciano Silva Martins – Diretor-Presidente da Funsat
Marcos Paulo Gimenez – Comandante-Geral da Polícia Militar de MS
Mehdi Talayeh – Superintendente de Serviços Públicos da Sisep
Orivaldo Moreira Oliveira – Vigilância Sanitária VISA/Sesa
Otílio Ruben Ajala Junior – Chefe da Fiscalização do Trânsito do Detran-MS
Rudel Espíndola Trindade Junior – Diretor-Presidente do Detran-MS
Salomão Anderson Magalhães de Queiroz – Policial Rodoviário Federal SR/PRF/MS

Guardas Civis Metropolitanos:

Alexsander Ortiz Jara
Andréa Yumiko Alen Midoguti
Claudemir Rondon Monteiro
Débora Silva de Souza
Eliane Morais dos Santos
Elias Rondoura dos Santos
Flávio Antônio Pinto
Gérson Francisco de Oliveira
Ricardo Alves Dias
Samuel Pires da Silva
Sebastião Oliveira Costa
Tatiana da Silva Lima
Valmir Ferreira da Silva
Wellington do Nascimento Martins
Wesley Guterrez Nunes Silva
Yuri Alves da Silva Fagundes