Portugal e França marca confronto da atual Campeã da Euro contra a atual Campeã Mundial

O último dia da fase de grupos da Eurocopa-2020 promete. Nesta quarta-feira tem Portugal contra França, numa espécie de reedição da última decisão em 2016, as campeãs mundiais Alemanha e Espanha ainda lutando por vaga nas oitavas de final, e todas as oito seleções que vão entrar em campo seguem com chances de classificação. Quem vencer, continua no torneio.

Atual campeã da Euro, a seleção de Portugal precisa apenas de um empate para avançar às oitavas de final, sem depender de outros resultados. A França já está garantida. As equipes eram consideradas as favoritas da chave antes do torneio começar e podem terminar assim.

Só que ambas vêm de exibições ruins. Os franceses por pouco não perderam para a Hungria, e os portugueses sofreram uma virada de 4 a 2 da Alemanha. A expectativa é por um grande jogo na Arena Puskás, num horário de menos calor em Budapeste (16h de Brasília) — o SporTV transmite com exclusividade, e o ge acompanha em Tempo Real.

— Após analisarmos o jogo contra a Alemanha, chegamos à conclusão de que não jogamos o estilo português. Alguma coisa está errada, quando um time que só sofreu três gols uma vez nas últimas 58 partidas, leva quatro pela primeira vez. É necessário atacar e defender bem — comentou o técnico Fernando Santos, em entrevista coletiva.

O treinador português acredita que a França jogará de uma maneira diferente da que tem feito até agora na competição. E o seu colega Didier Deschamps confirmou que haverá mudanças, de peças e de estratégia.

— Fiz uma mudança entre o primeiro e o segundo jogo, e devo fazer mais para o terceiro. Acredito que o nosso oponente pode fazer o mesmo. Estamos garantidos nas oitavas de final, o que nos dá certa tranquilidade, e não invalida a nossa ambição — disse Deschamps.

Desde a decisão da última Eurocopa, vencida por Portugal, essas seleções se enfrentaram outras duas vezes, pela fase de grupos da Liga das Nações. No primeiro confronto, 0 a 0 no Stade de France, em Paris. No segundo, vitória francesa por 1 a 0, no Estádio da Luz, em Lisboa, e vaga garantida nas semifinais do Nations League.

Seleção da França, de Mbappé, lidera o Grupo F da Eurocopa-2020 — Foto: Reuters

Seleção da França, de Mbappé, lidera o Grupo F da Eurocopa-2020 — Foto: Reuters

Portugal x França – Prováveis escalações

 

Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Rúben Dias, Pepe e Guerreiro; Danilo, Renato Sanches e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.
Pendurados: Rúben Dias.

França: Lloris; Koundé, Varane, Kimpembe e Hernández; Pogba, Kanté e Tolisso; Griezmann, Benzema e Mbappé.
Pendurado: Pavard.

FontePor Redação do ge — Budapeste, Hungria