-
Com um gol relâmpago no início de cada tempo, o Porto venceu a Juventus por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Estádio do Dragão, em Portugal, em jogo de ida pelas oitavas de final da Champions. Taremi e Marega marcaram os gols para o time português. O time de Andrea Pirlo sofreu com a marcação rival e a falta de criatividade, mas foi salvo por Chiesa que, aos 36 do segundo tempo, fez o gol que o deixa ainda muito vivo no confronto.
Jogadores do Porto comemoram gol de Taremi, marcado no primeiro minuto de jogo (Foto: Pedro Nunes/Reuters)
- QUAL A SITUAÇÃO?
O gol fora de casa alivia a situação da Juventus. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 9 de março, em Turim. Uma vitória por 1 a 0 dá a vaga nas quartas à Juve. Um triunfo por 2 a 1 dos italianos leva a decisão para a prorrogação. O Porto passa com empate ou derrota por um gol de diferença, desde que marque dois ou mais gols (3 a 2, 4 a 3, etc). As duas equipes voltam a campo na segunda, por suas ligas nacionais: os Dragões visitam o Marítimo na segunda-feira, e a Velha Senhora recebe o Crotone.
- OS 90 MINUTOS
Pelo que mostrou em campo, a Juventus saiu com bom resultado. A equipe de Andrea Pirlo teve 66% de posse de bola, mas só criou chances de perigo nos últimos 20 minutos de jogo. Sofreu com erros de passe e foi presa fácil para a marcação do Porto. Os donos da casa abriram o placar no primeiro minuto de jogo. Szczesny saiu jogando com Bentancur, que devolveu fraco para o polonês, e Taremi aproveitou para mandar para as redes.
Pepe sorri junto de Merih Demiral em Porto x Juventus (Foto: REUTERS/Pedro Nunes)
No início da segunda etapa, outro gol relâmpago dos Dragões. Com segundos de bola rolando. Manafá avançou com liberdade pela direita e acionou Marega dentro da área. O malinês dominou e chutou bem com a canhota. A vantagem deixou o Porto tranquilo com a vantagem, mas a equipe não conseguiu manter o ritmo intenso na marcação por muito tempo. Aos 36, Rabiot deu bom passe rasteiro da esquerda, e Chiesa apareceu na direita para finalizar de chapa e marcar o gol salvador da Juve: 2 a 1.
- CR7 NA BRONCA
O último lance do jogo foi polêmico. Cristiano Ronaldo foi derrubado por Sanusi na área e pediu pênalti. O árbitro espanhol Carlos del Cerro não marcou e, segundos depois, levou a mão ao ouvido para indicar que escutava o VAR. No entanto, ele encerrou a partida. Os jogadores da Juventus o cercaram e pediram explicações por não ter checado a jogada, mas Del Cerro repetiu várias vezes que os quatro minutos de acréscimos já haviam se encerrado.
Cristiano Ronaldo discute com o árbitro espanhol Carlos del Cerro em Porto x Juventus (Foto: Octavio Passos/UEFA via Getty Images)
- VITÓRIA HISTÓRICA
Porto e Juventus se enfrentaram pela sexta vez na história em uma competição oficial. Foi a primeira vez que a equipe portuguesa conquistou uma vitória. Antes, os italianos venceram quatro partidas, e houve um empate. A última vez que os dois times se encontraram havia sido nas oitavas de final da Champions de 2016/17. A Juve venceu as duas partidas.
Marega comemora seu gol contra a Juventus (Foto: Pedro Nunes/Reuters)