Policial morto em tentativa de assalto tinha 30 anos de carreira e já podia se aposentar: ‘Um exemplo’

Vítima foi alvejada quando chegou perto do carro dele e foi abordado por assaltantes. Chefe do GOI e delegada de MS ressaltam a perda do bom profissional.

Policial civil de MS foi morto durante tentativa de assalto — Foto: Polícia Civil/Divulgação

O policial Joel Benites Silva, de 53 anos, que atuava no Grupo de Operações e Investigações (GOI) e foi morto durante uma tentativa de assalto no Jardim Leblon, em Campo Grande, tinha 30 anos de carreira e já podia se aposentar, segundo a corporação.

O delegado Fabiano Nagata, atual chefe do GOI, ressalta a perda do ser humano e bom profissional. “Ele sempre atuou em operações especiais e delegacias especializadas. Trabalhou muito tempo no Garras (Delegacia Especializada de Repressão à Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) e atualmente estava no GOI. Tinha muito experiência e nada que desabone a conduta dele”, afirmou ao G1 o delegado.

Segundo Nagata, Joel sempre foi “um exemplo a ser seguido” pelos colegas, não só pelo trabalho, mas, também pelo bom comportamento. “Era um homem quieto, trabalhador e que tinha muito experiência a passar para os policiais mais novos. Com certeza, vai fazer muita falta”, lamentou o delegado.

A delegada Ana Cláudia Medina, atual titular do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), também usou as redes sociais para falar da longa amizade com Joel. Ela ressaltou que atuou com ele no Garras e, tempos depois, no 1° Distrito Policial.

Na ocasião, a delegada falou das operações em que trabalharam juntos, no qual ele estava sempre com “um sorriso no rosto e encerrava o trabalho parando na padaria, onde comia sempre um pingado e um salgado”.

“…Quando fui para a Deco [Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado], ele passava sempre para me visitar, saber como estávamos e trocarmos ideias de operações em parcerias….Tínhamos planos para você Joel e, com certeza, eles não terminariam agora com a tristeza que estamos vivendo…. você encerra seu combate atirando, como sempre disse que seria …. que orgulho…Brigou até o fim! A tristeza aperta muito, mas, a certeza que vc será recebido em paz…”, disse a delegada.

Velório e sepultamento

O velório e sepultamento estão previstos para ocorrer entre às 8h30 e 10h30 (de MS) desta sexta-feira (21) no Cemitério Memorial Park, em Campo Grande. Policiais, amigos e familiares estarão no local para prestar homenagens. Joel possuía três filhos, entre eles uma menina menor de idade. Há cerca de cinco meses, ele também havia perdido a esposa pelo câncer.

FonteGraziela Rezende, G1 MS