Placas personalizadas no Reino Unido chegam a custar R$ 3,8 milhões; veja as dez mais caras

Um levantamento realizado pela Autotrader, site de compras de carros no Reino Unido, conseguiu reunir as dez placas mais caras já vendidas pela Driver and Vehicle Licensing Agency (DLVA) – agência que regulamenta e fiscaliza as leis de trânsito no país europeu. O adereço, que é item obrigatório para que um automóvel esteja apto a rodar nas ruas britânicas, tornou-se um artigo de luxo pela possibilidade de sua personalização.

Para que o comprador coloque a placa do automóvel de acordo com sua vontade, porém, ele deve seguir algumas especificações exigidas pela DVLA. Para veículos mais novos, o modelo do emplacamento consiste em duas letras, seguidas por dois números, que identificam o ano de fabricação do carro, e mais três letras. Ainda existem algumas restrições, como as letras “I” e “Q” não poderem ser usadas em nenhum espaço e “Z” não poder aparecer entre as duas primeiras letras.

Apesar dessas regras, a agência de regulamentação do trânsito britânico permite a inserção de códigos fora desse padrão nos emplacamentos, algo que involuntariamente gerou uma especulação financeira sobre algumas combinações.

Veja a seguir os dez emplacamentos mais caros e os motivos que justificam (ou não) sua valorização:

25 0 – 518.480 libras (aproximadamente R$ 3,8 milhões na cotação atual)
Faturada em um leilão pelo dono de uma Ferrari 250 SWB, que anteriormente havia sido de Eric Clapton, essa foi a placa mais cara já vendida pela DVLA e repete o nome do modelo do carro que a carrega.

Ferrari 250 é dona da placa mais cara do Reino Unido — Foto: Reprodução/Internet

Ferrari 250 é dona da placa mais cara do Reino Unido — Foto: Reprodução/Internet

X 1 – 502.500 libras (aproximadamente R$ 3,7 milhões na cotação atual)
Vendida em 2012, o preço original deste emplacamento estava avaliado em um milhão de libras esterlinas, porém, o comprador conseguiu faturá-la por metade do preço.

G 1 – 500 mil libras (aproximadamente R$ 3,7 milhões na cotação atual)
Em 2011, quando inserida em um Aston Martin, a placa recebeu o título de emplacamento mais caro do Reino Unido, ultrapassado recentemente pelo “25 0”.

RR 1 – 472 mil libras (aproximadamente R$ 3,5 milhões na cotação atual)
Visto como um dos códigos mais especiais, esta placa vendida em 2018 foi inserida em um Rolls Royce, por conta da abreviação, em uma edição do Goodwood Revival, um famoso festival britânico de carros antigos.

Outras placas

Placa Valor
D 2 300.096 libras
VIP 1 285 mil libras
1 BM 285 mil libras
V 1 275 mil libras
S 5 270.300 libras
GN 1 260.146 libras
GS 1 258.775 libras
51 NGH 254 mil libras
1 RH 247.952 libras
MS 1 235 mil libras
MG 1 235 mil libras

F 1 – 440.625 libras (aproximadamente R$ 3,3 milhões na cotação atual)
Esta placa faz referência à competição automobilística mais famosa do mundo (Fórnula 1). Por conta disso, mantém sua relevância e valorização.

S 1 – 404.063 libras (aproximadamente R$ 3 milhões na cotação atual)
Este foi o primeiro código emitido em um emplacamento na Escócia. Quando comprado em 2008, a placa foi inserida em um Skoda. Só que a placa vale dez vezes mais.

1 D – 352.411 libras (aproximadamente R$ 2,6 milhões na cotação atual)
Abreviação da boyband britânica One Direction, esta placa foi comprada em 2009 por um empresário do setor imobiliário quando a banda ainda nem existia e é desejada pelos fãs do conjunto musical até os dias atuais.

1 S – 340 mil libras (aproximadamente R$ 2,5 milhões na cotação atual)
Em 2010, o código foi inserido na placa de um Rolls-Royce Phantom e, desde então, dobrou seu valor.

M 1 – 331.500 libras (aproximadamente R$ 2,5 milhões na cotação atual)
O multimilionário Mike McComb comprou esta placa em 2006 para, supostamente, presentear seu filho que à época completava seis anos de idade.

GB 1 – 325 mil libras (aproximadamente R$ 2,5 milhões na cotação atual)
Vendida em 2009, a placa que faz alusão à Grã-Bretanha (Great Britain — em inglês) foi inserida em um Rolls-Royce, honrando a herança britânica da montadora.

FontePor Tiago Medeiros Com Raphael Panaro