Olimpíadas de Inverno: CAS retira suspensão por doping, e Valieva está liberada para competir

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidiu, nesta segunda-feira, retirar a suspensão preventiva de Kamila Valieva, que está liberada para competir nas Olimpíadas de Inverno de Pequim. Em sua estreia, na última segunda-feira (07/02), a russa de apenas 15 anos fez história ao completar um salto quádruplo até então inédito entre as mulheres na competição. No dia seguinte, a menina prodígio conquistou a medalha de ouro junto com a equipe do Comitê Olímpico Russo (ROC), mas a entrega da medalha foi adiada por uma suspeita de doping.

A audiência, realizada por videoconferência, durou quase seis horas. Na ocasião, o CAS ouviu todas as partes envolvidas. Além da jovem patinadora, participaram da reunião representantes do Comitê Olímpico Internacional, da Federação Internacional de Patinação, do Comitê Olímpico Russo e da Agência Anti-Doping da Rússia (Rusada).

Nesta terça, Valieva disputa a prova feminina individual com programa curto. O evento começa às 7h (18h em Pequim) com transmissão ao vivo do sportv2.

– O painel do CAS decidiu permitir que Valieva continue a competir nos Jogos de Pequim 2022. Isso significa que nenhuma suspensão provisória deve ser imposta à patinadora. O painel do CAS determina também que a atleta seja beneficiada pelas circunstâncias especiais, já que a mesma tem menos de 16 anos e é uma pessoa protegida pelo código internacional antidoping – disse o diretor da CAS, Matthieu Reeb, em coletiva de imprensa realizada em Pequim.

Matthieu Reeb anuncia a decisão do CAS em Pequim — Foto: Reprodução/Pequim 2022

Matthieu Reeb anuncia a decisão do CAS em Pequim — Foto: Reprodução/Pequim 2022