Neymar x Guardiola: atacante perdeu Mundial, mas deu trabalho ao técnico em jogos de Champions

Na véspera do encontro entre PSG e Manchester City, que vai decidir uma vaga na final da Liga dos Campeões da Europa, Guardiola não poupou elogios ao camisa 10 adversário. O técnico do time inglês exaltou Neymar e disse que ele “faz o futebol ser melhor”.

É uma alegria ver Neymar no campo. Como espectador, me divirto muito toda vez que o vejo. É legal ver a plasticidade do estilo dele e sua personalidade. Ele tem o Brasil nas costas. Não é fácil vestir a camisa 10 da Seleção Brasileira. Eu desejo que Neymar tenha estabilidade, não tenha mais lesões, que possa jogar com uma regularidade que não foi possível por diversos motivos
— Guardiola

E o espanhol já sofreu nas mãos, ou melhor, nos pés do brasileiro. O primeiro encontro foi tranquilo, com uma goleada do Barcelona sobre o Santos por 4 a 0 no Mundial de Clubes de 2011, mas depois da ida ao futebol europeu, Neymar tem média de um gol por jogo contra o treinador.

Guardiola venceu dois dos quatro duelos válidos pela Champions, um pelo City e um pelo Bayern quando o atacante ainda atuava pelo Barcelona. Mas a vitória comandando o clube alemão não valeu de nada, já que a equipe catalã acabou avançando, justamente numa semifinal.

Neymar x Guardiola em Champions:

 

  • 4 jogos
  • 2 vitórias para cada lado
  • 1 confronto eliminatório
  • 1 classificação de Neymar
  • 4 gols do atacante

 

Relembre todos os encontros:

Barcelona 3 x 0 Bayern de Munique – 2014/15

 

No ano do último título do Barcelona, o Bayern foi o adversário na semifinal. E a coisa foi praticamente resolvida no jogo de ida. Depois de Messi marcar duas vezes – uma delas após o inesquecível drible em Boateng -, Neymar deixou sua marca nos acréscimos. Ele saiu cara a cara com Neuer e teve tranquilidade para tocar para o fundo da rede.

Bayern de Munique 3 x 2 Barcelona – 2014/15

 

O time alemão tentava uma virada heróica e abriu o placar jogando em casa. Mas foi Neymar quem jogou o balde de água fria ao empatar pouco depois, mostrando oportunismo após passe de Suárez. E o brasileiro não parou por aí: virou o jogo, ainda no primeiro tempo, após novo passe do uruguaio. O Bayern de Guardiola conseguiu a virada, mas não adiantou de nada.

Neymar e Guardiola em encontro pela Champions em 2014/15 — Foto: Tobias Hase/picture alliance via Getty Images

Neymar e Guardiola em encontro pela Champions em 2014/15 — Foto: Tobias Hase/picture alliance via Getty Images

Barcelona 4 x 0 Manchester City – 2016/17

 

As equipes se encontraram na fase de grupos, e Messi foi o grande nome da partida ao marcar três vezes e encaminhar a vitória. Mas o jogo também teve a marca de Neymar, que perdeu um pênalti, mas deixou seu gol perto do fim após boa jogada individual dentro da área.

Manchester City 3 x 1 Barcelona – 2016/17

 

Neymar deu trabalho para a defesa adversária e fez a assistência para Messi abrir o placar na Inglaterra, mas foi Guardiola quem riu por último desta vez. O City virou com gols de Gündogan, duas vezes, e De Bruyne. Os espanhóis acabariam em primeiro do grupo, com os ingleses na segunda posição.

Neymar e Guardiola em encontro pela Champions em 2016/17 — Foto: Jean Catuffe/Getty Images

Neymar e Guardiola em encontro pela Champions em 2016/17 — Foto: Jean Catuffe/Getty Images

Paris Saint-Germain e Manchester City se enfrentam às 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira. O ge acompanha em tempo real.