Navio de carga holandês fica à deriva próximo à Noruega após tripulação ser resgatada

OSLO — Equipes dos serviços de emergência noruegueses se empenharam nesta terça-feira, dia 6, para evitar que um navio cargueiro holandês afundasse e causasse um vazamento de óleo na costa da Noruega depois que a tripulação teve que ser resgatada durante uma tempestade.

Os 12 tripulantes foram salvos em duas operações diferentes na noite desta segunda-feira: os oito primeiros foram içados por helicóptero e os outros quatro precisaram se jogar na água, conforme mostram imagens divulgadas pelo Centro de Coordenação de Resgate da Noruega. Um deles ficou ferido.

O Eemslift Hendrika, com o motor quebrado e já sem tripulação após o resgate, ficou à deriva no Mar do Norte, em frente à costa norueguesa, informaram as autoridades marítimas. Ele sofreu uma forte inclinação devido à tempestade, que deslocou parte de sua carga. Na manhã desta terça-feira, a embarcação estava a cerca de 130 km ao Noroeste da cidade portuária de Ålesund. Segundo a última atualização, já está a cerca de 74 km da costa.

Espera-se que o vento mude gradualmente a embarcação para um curso paralelo à costa, dando mais tempo à operação de salvamento, disse à Reuters Hans Petter Mortensholm, da Administração Costeira da Noruega.

— Nossos cálculos agora indicam uma janela de oportunidade para agir, que dura até pouco depois do meio-dia de quarta-feira — disse ele. — O risco de poluição é a nossa principal preocupação.

As autoridades temem que um possível naufrágio provoque um vazamento de hidrocarbonetos, já que o navio levava, segundo a Administração Costeira, 350 mil litros de óleo combustível, 75 mil de diesel e 10 mil de óleo lubrificante.

Navio de carga holandês Eemslift Hendrika em clima tempestuoso no Mar do Norte, em 5 de abril de 2021 Foto: JRCC SOUTH-NORWAY / via REUTERS
Navio de carga holandês Eemslift Hendrika em clima tempestuoso no Mar do Norte, em 5 de abril de 2021 Foto: JRCC SOUTH-NORWAY / via REUTERS

 

Smit Salvage, subsidiária da empresa holandesa de serviços marítimos Boskalis, disse à Reuters que foi contratada para tentar salvar o navio e que está mobilizando uma equipe a ser enviada à Noruega nesta terça-feira.

Se houver segurança, a empresa tentaria colocar sua própria tripulação a bordo do Hendrika e conectar o navio a um chamado rebocador de manuseio de âncoras, um poderoso navio construído para mover plataformas para a indústria de petróleo.

— Colocá-lo em um cabo de reboque e em um local mais calmo, esse é o objetivo — disse o porta-voz da Smit Salvage, Martijn Schuttevaer.

FonteO Globo e agências internacionais