Mudança no comportamento alimentar durante a pandemia

Mudar o comportamento alimentar é mais difícil do que parece. Alimentar-se deixou de ser apenas ingerir nutrientes ou satisfazer uma necessidade fisiológica.

Hoje, há uma ligação muito forte com nossas emoções, pois gera conforto, humor, traz tranquilidade e principalmente, não podemos esquecer que comer é prazer.

Quando estamos estressados ou em algum estado emocional, buscamos alimentos que nos proporcionam um prazer imediato para o nosso cérebro e consequentemente um alivio das emoções garantidos com a produção de dopamina. E o nosso cérebro não é nada bobo, ele nos leva a escolher alimentos calóricos, ricos em açúcares e gorduras. Durante essa pandemia surgiram vários conflitos entre a alimentação para melhorar a imunidade e saúde e seria bom que os alimentos considerados saudáveis fossem os mesmos que o nosso cérebro emite para escolhermos.

Diante disso, nos deparamos com conflitos na alimentação entre esses alimentos, onde a compulsão alimentar nesse período teve um grande aumento. Um estudo publicado pela revista The Lancet ressaltou a importância de se estar alerta para o risco do surgimento ou agravamento de transtornos alimentares nesse período de pandemia.

Seguindo a linha comportamental, a Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu uma pesquisa online, com 1.183 mulheres, realizada entre os meses de junho e setembro, e os resultados mostraram que a alimentação das brasileiras mudou. Elas deixaram de fazer dietas e passaram a beliscar mais. Observou-se que por trás dessa mudança havia a influência de fatores emocionais.

Mudar ou adotar um novo hábito alimentar saudável não acontece da noite para o dia, é um processo progressivo e que passa por momentos de ganhos e recaídas. E trabalhar dentro do consultório toda a parte de emoção, sentimentos e planejamento na alimentação é importantíssimo. Como sempre falo aos meus pacientes. Precisamos lembrar que esse alimento deve, além de nutrir o corpo, alimentar a alma.

Débora Thays Calazans Villalba
Nutricionista especialista em Emagrecimento e Hipertrofia.
Pós graduada em Comportamento Alimentar pela IPGS- RS.

Local de Atendimento: Shopping norte e sul
Telefone para contato: 67981063437
Insta: @debcalazans

http://linktr.ee/Debcalazans

https://www.instagram.com/debcalazans/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui