Neste sábado (23), moradores de Dourados (MS) se uniram para ações de combate à dengue na cidade. No município que teve uma morte pela doença confirmada esta semana, a própria população se mobilizou pela limpeza da cidade.
No total, 35 pessoas participaram da ação popular contra a doença. Tanta preocupação, é porque Dourados tem 524 notificações de dengue neste começo de ano. Na sexta-feira (22), o Hospital Universitário da cidade confirmou a morte por dengue de Nicolas Lima, de 11 anos.
Com o objetivo de diminuir os focos, os moradores fizeram a união de forças para derrotar o mosquito que assusta e se multiplica rapidamente. Moradores de três bairros da região norte de Dourados, aproveitaram o início do fim de semana para colocar em prática o que todos deveriam fazer, a limpeza. Pelas ruas, eles eliminaram tudo que pode acumular água.
Para o aposentado Edson Mendonça, a população deve se mobilizar para manter os bairros limpos.
“Não podemos ficar esperando o poder público, temos que fazer nossa parte também”, afirma.
De acordo com o Centro de Zoonoses do município, a cada 10 focos, 8 são encontrados em casas. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou outras quatro mortes no estado, duas em Três Lagoas e duas na capital. Campo Grande vive uma epidemia, com quase 13 mil notificações. Em algumas unidades de saúde o movimento triplicou.