MINISTÉRIO PRORROGA CAMPANHA E VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E INFLUENZA SEGUE POR MAIS UM MÊS

A campanha de vacinação contra Sarampo e Influenza, que tinha como previsão terminar nesta sexta-feira (03), foi prorrogada por mais de um mês pelo Ministério da Saúde. O público alvo tem até o dia 27 de julho para buscar uma das 72 unidades de saúde que possuem as doses disponíveis. 

Esta decisão é um resultado da baixa procura pelas vacinas. Ao todo foram 8.330 doses da vacina tríplice viral aplicadas, que tem como público alvo crianças entre seis meses e menores de cinco anos e trabalhadores da saúde. “Para o público das crianças, a vacinação deve ser indiscriminada, todos devem receber. Já os trabalhadores da saúde são vacinados caso não tenham registros da vacinação”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

O último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), datado de 27 de maio, aponta também que apenas 27,75% do público alvo da campanha contra Influenza foi imunizado até o momento. São mais de 295 mil pessoas que se enquadram nos requisitos, mas apenas 81.874 delas foram até uma unidade de saúde. 

“Neste ano já tivemos 37 óbitos por causa da gripe, todos em janeiro, uma época em que não há circulação do vírus da Influenza. Agora com as baixas temperaturas o vírus circula ainda mais e o contágio é ainda maior”, relembra o secretário. 

Trabalhadores da saúde e idosos são alguns dos públicos que devem se vacinar até o final da semana. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, População indígena, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também precisam buscar por uma unidade de saúde. 

FonteAgência Municipal de Campo Grande