Ministério da Ciência e Tecnologia apaga fotos de Marcos Pontes com deputada alemã de extrema direita

BRASÍLIA — O Ministério da Ciência e Tecnologia apagou fotos de um encontro entre o ministro Marcos Pontes e a deputada alemã de extrema direita Beatrix von Storch. Marcos Pontes recebeu Von Storch no ministério na semana passada, e fotos da reunião foram publicadas na conta da pasta no Flickr, plataforma de fotos. Entretanto, as fotos, que estavam na página na manhã desta segunda-feira, não estão mais disponíveis.

As fotos foram apagadas no mesmo dia em que a própria Von Storch revelou em uma rede social que também foi recebida pelo presidente Jair Bolsonaro, em encontro que não constou da agenda dele. A parlamentar tem um histórico de frases xenófobas e racistas e integra o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), que foi posto sob vigilância da Inteligência alemã em março deste ano como ameaça em potencial à ordem democrática do país.

O ministério foi procurado para explicar por que as fotos não estão mais disponíveis, mas ainda não respondeu.

A reunião de Marcos Pontes com a parlamentar alemã ocorreu na quinta-feira e foi registrada na agenda oficial do ministro. Outros integrantes do ministério também participaram do encontro. A pauta não foi divulgada.

Na semana passada, a parlamentar alemã já havia se reunido com os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF). Os encontros com os deputados foram criticados pelo Museu do Holocausto e pela Confederação Israelita do Brasil (Conib).