Mato Grosso do Sul confirma mais 5 mortes e 164 novos casos de Covid-19

O estado atingiu a marca de 10.253 pessoas infectadas com o novo coronavírus e 122 óbitos provocados pela doença.

Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende — Foto: Reprodução/G1 MS

A secretaria estadual de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul confirmou mais 5 mortes e 164 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira (6). O estado atingiu a marca de 10.253 pessoas infectadas com o novo coronavírus e 122 óbitos provocados pela doença.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que o boletim epidemiológico da Covid-19, aponta que com essas novas mortes, a taxa de letalidade da doença subiu para 1,2% no estado, e que apesar do mês de julho estar apenas no início já registra 33 mortes, quase metade das 69 contabilizadas em todo o mês de junho, que, por sua vez, foi seis vezes maior do que as 11 de maio.

“É por isso que alertamos quanto ao grau de letalidade dessa doença. Ela é muito perigosa e muita gente não está dando a devida importância e nem tendo os cuidados necessários”, apontou.

Todas as mortes confirmadas nesta segunda-feira, foram de homens. A faixa etária era de 54 a 84 anos. Dois não tinham nenhuma doença pré existente. Das cinco mortes, duas foram de moradores de Dourados e um de Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá, cada.

Das pessoas que contraíram a Covid-19 em Mato Grosso do Sul, 3.228 são considerados casos ativos. Destes, 3.004 estão em isolamento domiciliar e 224 estão internados, sendo 96 em unidades de terapia intensiva (UTIs). A taxa de ocupação de leitos de UTI disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado é de 40%, mas em Campo Grande atingiu os 75%.

Em contrapartida, quase 70% das pessoas infectadas já se recuperaram da Covid-19. De acordo com a SES, o número atingiu 6.903 nesta segunda.

Com os novos casos confirmados, Campo Grande atingiu 3.164 registros da doença desde o início da pandemia e Dourados, aparece na segunda posição nessa relação, com 3.020 ocorrências. Das 79 cidades sul-mato-grossenses, 71 tem casos, o que representa 91% do total. Nesta segunda, Japorã confirmou seu primeiro registro.

Medicamentos

O secretário estadual de Saúde falou nesta segunda sobre o uso de medicamentos no tratamento da Covid-19. Disse que o governo do estado vai evitar entrar na polêmica sobre o uso deste ou daquele remédio e que vai pautar suas decisões sempre em estudos e pesquisas cientificas e na orientação de entidades como a Sociedade Brasileira de Infectologia e Conselho Federal de Medicina.

Entretanto, comentou que se houver recomendação médica, formalizada por meio de receita com a assinatura e carimbo do profissional, que o estado não deixará de fornecer o medicamento para o tratamento da doença.

Ampliação da testagem

O secretário estadual de Saúde adiantou nesta segunda que estuda implantar um novo local para a realização de testes da Covid-19 em Campo Grande e que aumenta a partir desta semana a testagem nos drive thru em Três Lagoas e Corumbá.

O Laboratório Central em Campo Grande (Lacen) tem 2.330 amostras de testes na fila. Desde o início da pandemia o estado já realizou 51.380 testes.

FonteG1 MS / Anderson Viegas