Marquinhos Trad é destaque nacional como prefeito que mais cumpriu promessas de campanha

Levantamento analisou promessas de campanha e o que foi colocado em prática

Marquinhos Trad prefeito de Campo Grande

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), foi destaque em rede nacional por ter sido o prefeito que mais cumpriu promessas de campanha no País, principalmente na área da Saúde.

A avaliação foi feita no início de 2020, quando Trad estava começando o terceiro ano de mandato.

Das 45 promessas feitas, 32 foram cumpridas, quatro foram realizadas, em parte, e nove ainda não realizadas. Grande parte dos compromissos assumidos pelo atual prefeito constavam no Programa de Governo dele, apresentado à população de Campo Grande.

Na área administrativa, Trad prometeu criar a Central de Projetos, que tinha como foco a captação de recursos externos, sejam em parceria com governos ou empresas privadas, o que foi feito.

‘’com essa Central, foi possível, por exemplo, recuperar recursos para revitalizar o Centro e assinar convênios com a Caixa Econômica Federal para realizar obras com recursos federais’’, disse a Prefeitura ao G1.

Na área Social, Marquinhos materializou o programa Força Jovem, em 2019. Também promoveu o 1º Encontro de Estagiários Municipais. A prefeitura destacou que houve inclusão de jovens alunos do ensino médio (15 a 17 anos) no quadro de colaboradores da prefeitura. O objetivo foi usar as parcerias para proporcionar renda com a seleção, treinamento e a contratação dos jovens.

Promessa que também foi materializada, dessa vez na área econômica, foi o programa de incentivo aos produtores rurais, o Rota do Sabor. Ele reuniu 40 produtores da região da Chácara das Mansões para organizar a produção rural, gerar emprego e renda no campo. Foi lançado também o programa ‘Dinâmica da Mandioca’, em parceria com a Embrapa/Dourados, voltado aos produtores ligados à agricultura familiar com o objetivo de incrementar a produção.

Marquinhos também cumpriu o compromisso de revisar os salários dos profissionais da Educação, no que se refere à Lei do Piso Nacional. A prefeitura repassou aos professores o mesmo reajuste de 4,17% aprovado pelo Ministério da Educação.

Também como destaque da gestão, Marquinhos cumpriu a promessa e abriu quase quatro mil vagas na Educação Infantil naquela ocasião.

Na área do Esporte, Trad promoveu reformas de vários parques esportivos da Capital, fazendo com que os locais, vários deles interditados, fossem reabertos à população.

As academias ao ar livre também foram implantadas e outras expandidas, entre elas na Praça do Peixe, no Vilas Boas. O mesmo modelo foi aplicado às Academias da Terceira Idade, por exemplo, nos bairros Ana Maria do Couto e Sírio Libanês.

A Habitação também foi destaque, com a criação do Credihabita, para atender as pessoas que já tinham terreno para a construção, mas, por algum motivo, não conseguiam financiamento para a compra de materiais de construção e assistência técnica por meio das linhas tradicionais de crédito.

Na Infraestrutura, a Prefeitura cumpriu a promessa de expandir a rede de fibra óptica. De fato foi expandida a rede em 500%. Segundo Marquinhos, a expansão contribuiu para a melhoria dos serviços das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e nos locais de atendimento à população como o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Na Mobilidade Urbana, naquela ocasião, Marquinhos cumpriu a promessa de cobrir os pontos de ônibus. De janeiro de 2017 a novembro de 2019, a prefeitura instalou 399 novos abrigos com cobertura em Campo Grande. Também conseguiu expandir as ciclovias da Capital.

A Saúde foi um dos grandes destaques, com a maior parte dos compromissos cumpridos. Entre eles a Clínica da Família, promover concursos públicos nessa área, o Laboratório Municipal de Exames, além de informatizar e integrar os bancos de dados de pacientes.

Na Segurança Pública, reestruturou a Guarda Civil Metropolitana e promoveu a troca de lâmpadas de mercúrio pelas de LED.

Além disso, promoveu a criação de um aplicativo para dados de transparência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui