Maratonista que sonhava ir aos Jogos de Tóquio morre após longa luta contra o câncer

Famosa nas redes sociais por mostrar o seu dia a dia na luta contra o câncer, a maratonista Gabriele Grunewald morreu aos 32 anos. A americana, que tinha o sonho de disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, sofria com um raro carcinoma na glândula salivar desde 2009. A morte foi divulgada pelo marido da atleta em suas redes sociais.

– Às 7h52 eu disse “mal posso esperar para te ver de novo” à minha heroína, minha melhor amiga minha inspiração, minha esposa. Eu sempre me senti como o Robin para o seu Batman e sei que nunca vou conseguir preencher esse vazio no meu coração – postou Justin Grunewald, o marido da corredora.

Natural de Perham, no Minnesota, Gabe, como era conhecida, representou os Estados Unidos na prova dos 3.000m do Mundial Indoor de Sopot, na Polônia, em 2014, ano em que também foi campeã nacional. Dois anos antes, ela disputou a seletiva olímpica dos 1.500m para os Jogos de Londres e ficou em quarto.

Por conta do avanço do câncer, Gabe precisou remover 50% do fígado em 2016. A partir de então, a americana passou a travar uma luta diária para voltar a correr em alto nível. Mesmo com todos os problemas, a atleta contava que a sua meta era estar nos Jogos de Tóquio.

FonteGlobo Esporte