Mais de 240 milhões nos EUA na véspera do Natal são afetados pela mudança de tempo

Por France Presse

Uma tempestade de inverno de rara intensidade, classificada como “ciclone bomba”, varreu os Estados Unidos na sexta-feira (23), provocando o fechamento de estradas e aeroportos em grande parte do país na antevéspera do Natal.

“Mais de 240 milhões de pessoas (mais de 70% da população americana) são afetadas por alertas meteorológicos”, informou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

As condições são muito perigosas para a circulação, alertaram as autoridades.

Esperava-se que milhões de pessoas saíssem às rodovias e lotassem os aeroportos para este período de festas de Natal e Ano Novo, marcando uma volta aos níveis de mobilidade anteriores à pandemia.

Mais de 1,5 milhão de pessoas ficaram sem luz nesta sexta-feira, principalmente nas Carolinas do Norte e do Sul, Connecticut e Texas, segundo o site especializado poweroutage.us.

“Por favor, encarem esta tempestade com extrema seriedade”, pediu o presidente Joe Biden na quinta-feira. “Incentivo todos (…) a ouvirem as advertências em nível local. É sério”.

O site especializado Flightaware contabilizou mais de 5.000 voos cancelados. Os aeroportos mais afetados foram os de Seattle (noroeste), Nova York, Chicago (norte) e Detroit.

Tempestades de neve

 

Na quinta-feira, cerca de 10% dos voos tinham sido cancelados, informou nesta sexta à MSNBC o secretário do Transporte, Pete Buttigieg. “Vários dos maiores centros aéreos foram afetados”, acrescentou.

FontePor G1