Macron condecora último membro sobrevivente de unidade francesa do Dia D

O presidente Emmanuel Macron concedeu uma das maiores honras da França nesta sexta-feira (18) a Leon Gautier, último membro sobrevivente da unidade de comando francesa terrestre no Dia D, que atuou ao lado das tropas aliadas para iniciar a libertação da Europa na 2ª Guerra Mundial.

Macron entregou medalhas a Gautier e a outros militares em uma cerimônia nos arredores de Paris para marcar o aniversário de um discurso de rádio do líder exilado General Charles de Gaulle em 18 de junho de 1940, convocando o povo francês a se rebelar contra a ocupação nazista.

Gautier, de 98 anos, levantou-se de sua cadeira de rodas e ficou em pé, apoiado em duas bengalas, enquanto Macron prendia a medalha em seu peito. O presidente francês então o beijou nas duas faces e o abraçou.

Gautier foi nomeado Grande Oficial da Legião de Honra.

Gautier foi um dos 177 comandos da marinha francesa que escapou para o Reino Unido quando a Alemanha invadiu a França e, em seguida, foi escolhido para ajudar a liderar os primeiros dias dos desembarques do Dia D na Normandia, desembarcando em 6 de junho de 1944.

O último outro membro remanescente dessa unidade, Hubert Faure, morreu em abril deste ano, tornando Gautier o único sobrevivente.

A cerimônia aconteceu no memorial Mont-Valerien para os lutadores franceses da 2ª Guerra Mundial, nos arredores de Paris, inaugurado pelo ex-líder francês Charles de Gaulle, que pediu aos franceses que não desistissem da luta contra a ocupação nazista em seu famoso discurso do dia 18 de junho de 1940.Gautier se lembra de ter conhecido de Gaulle quando era um jovem soldado em Londres.

Lembrando-se dos desembarques do Dia D em uma entrevista à Reuters em 2019, ele recordou como um comandante britânico deixou a unidade francesa desembarcar de sua balsa primeiro, em um reconhecimento simbólico de que eles estavam reivindicando sua terra natal.Gautier correu praia acima enquanto as balas chiavam no alto, com a tarefa de liberar um bunker alemão de onde os inimigos disparavam.

Sua casa hoje fica a apenas algumas centenas de metros do local onde estava localizado aquele mesmo bunker alemão.

FontePor Reuters