Lançamento da Câmara Brasileira da Indústria 4.0 vai integrar indústrias inteligentes

Engineer touching laptop to check and control welding robotics automatic arms machine in intelligent factory automotive industrial with monitoring system software. Digital manufacturing operation.Industry 4.0

Para criar uma política nacional voltada às indústrias inteligentes, os ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Economia (ME) lançam nesta quarta-feira (3), em Brasília, a Câmara Brasileira da Indústria 4.0. Formado por mais de 30 entidades representativas do governo, empresas e acadêmicos, o colegiado será uma instância de governança para integrar iniciativas em vigor ou que poderão ser desenvolvidas no país.

O conceito de indústria 4.0, também conhecida como manufatura avançada ou quarta revolução industrial, engloba inovações no campo da automação e utiliza tecnologias como a Internet das Coisas e a computação em nuvem. A Câmara Brasileira da Indústria 4.0 terá quatro grupos de trabalho focados em apresentar soluções nos eixos:

  • “Desenvolvimento Tecnológico e Inovação”;
  • “Capital Humano”;
  • “Cadeias Produtivas e Desenvolvimento de Fornecedores”;
  • “Regulação, Normalização Técnica e Infraestrutura”.

Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, os processos de produção, em todo o mundo, precisam se inserir na economia digital, para se tornarem cada vez mais eficientes, autônomos e sustentáveis. “Como qualquer revolução, todas essas mudanças trazem ameaças e oportunidades aos países. Nós estamos trabalhando para permitir que o setor produtivo brasileiro esteja preparado para enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades, colhendo os melhores frutos, com ganhos para a população do país”.

Os estudos para a criação da Câmara Brasileira da Industria 4.0 começaram em 2015. Desde então, o MCTIC e o extinto Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, hoje integrado ao ME, têm promovido workshops e dialogado com vários atores do mercado, o que produziu diretrizes para o “Plano de CT&I para Manufatura Avançada no Brasil – ProFuturo” e a “Agenda Brasileira para a Indústria 4.0”, com diagnósticos e recomendações para promover a manufatura avançada no Brasil.

Serviço

Evento: Lançamento da Câmara Brasileira da Indústria 4.0
Data: Quarta-feira, 3 de abril, às 9h.
Local: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Auditório Lourenço Chehab, Esplanada dos Ministérios, Bloco R, Brasília (DF).

FonteMinistério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações