Jogadores da principal liga de hóquei dos EUA são acusados ​​de estupro coletivo

Polícia canadense dará entrevista coletiva no dia 5 de fevereiro relacionada ao caso
Por O Globo com agências internacionais — Rio de Janeiro

31/01/2024 01h24

Quatro jogadores da NHL (principal liga de hóquei dos Estados Unidos) foram acusados ​​​​de envolvimento em um suposto estupro coletivo cometido em 2018, quando faziam parte da seleção júnior de hóquei no gelo do Canadá, disseram a mídia local e os advogados dos jogadores nesta terça-feira. Os advogados da dupla do New Jersey Devils, Michael McLeod e Cal Foote, junto com o goleiro do Philadelphia Flyers, Carter Hart, confirmaram que os jogadores estavam entre os acusados.

Relatos da mídia no Canadá apontam que o atacante do Calgary Flames, Dillon Dube, também foi acusado de conexão com a suposta agressão. No domingo, os advogados de Alex Formenton, ex-jogador do Ottawa Senators que agora joga na Suíça, disseram que seu cliente estava entre “vários jogadores” indiciados. No total, oito jogadores foram acusados ​​de agredir sexualmente uma jovem em um hotel de Londres, Ontário, após uma festa de gala do Hockey Canada em junho de 2018.

“Mais de cinco anos e meio após a queixa inicial (…) à polícia, o Departamento de Polícia de Londres acusou Mike McLeod de agressão sexual”, disseram os advogados do jogador, David Humphrey e Seth Weinstein, em comunicado na terça-feira. “O senhor McLeod nega qualquer irregularidade criminal. Ele se declarará inocente e se defenderá vigorosamente”, acrescentaram.

Veja fotos de Thiago Wild, tenista brasileiro acusado de violência doméstica
Thiago Wild venceu o argentino Guido Pella e avançou para a terceira rodada em Roland Garros — Foto: Geoffroy Van der Hasselt / AFP)
Thayane Lima, influenciadora que denunciou o ex-namorado Thiago Wild por violência doméstica

Atleta paranaense foi considerado uma das maiores zebras de Roland Garros ao eliminar Medvedev, segundo melhor do mundo
Megan Savard e Riaz Sayani, advogados de Hart, disseram que o jogador do Philadelphia foi “indiciado por uma acusação de agressão sexual”.

“Ele é inocente e dará uma resposta completa a esta falsa alegação no fórum apropriado, um tribunal”, afirmaram num comunicado.

Savard disse à AFP que Hart se apresentou à polícia e foi libertado. Os advogados do jogador do New Jersey Devils, Foote, confirmaram que ele foi acusado de agressão sexual, mas prometeram contestar as acusações.

“Cal é inocente desta acusação e irá defender-se contra esta acusação para limpar o seu nome”, disse a advogada Julianna Greenspan num comunicado.

Bicampeão da NBA: Rajon Rondo é preso nos EUA com uma arma e drogas
Os advogados do quarto jogador citado nas reportagens da mídia, Dube, não foram encontrados imediatamente para comentar. A polícia canadense anunciou uma entrevista coletiva prevista para o dia 5 de fevereiro relacionada ao caso.

Em maio de 2022, o hóquei no Canadá foi abalado por revelações na imprensa acusando-o de tentar encobrir acusações de estupro coletivo feitas por uma jovem em 2018. A federação supostamente procurou manter o incidente em sigilo, chegando a um acordo confidencial multimilionário em 2022 com a vítima.

O acordo foi pago através de um fundo secreto – financiado em parte por taxas pagas por jovens jogadores de hóquei canadenses. A reação foi rápida, alimentada ainda por semanas de negação e ofuscação por parte dos dirigentes da federação, levando os patrocinadores e o governo a agir.

A polícia reabriu a investigação sobre a reclamação em julho de 2022, enquanto o presidente-executivo do Hockey Canada, Scott Smith, foi deposto em outubro daquele ano, após o escândalo. O governo do Canadá também suspendeu o financiamento do Hockey Canada por 10 meses devido ao caso.

FontePor G1