Jiri Prochazka conta que seu treino inclui 500 socos por dia em árvore

Provável primeiro desafiante ao cinturão de Glover Teixeira no peso-meio-pesado do UFC, o tcheco Jiri Prochazka tem um método incomum de preparação para suas lutas. O lutador de 29 anos, conhecido pela excentricidade e por levar a sério o Bushido (código de honra dos samurais no Japão feudal), publicou nas suas redes sociais recentemente um vídeo em que aparece golpeando o tronco de uma árvore, revestida de acolchoamento (confira o post abaixo).

Segundo o próprio Prochazka, ele se aquece diariamente golpeando a árvore, antes de passar para os mais tradicionais sacos de areia.

– É bom para o corpo estar na técnica e ser como uma rocha. Aí posso atacar o corpo do meu adversário com minha técnica e minha técnica pode ser mais perigosa. É um bom treinamento para o corpo. Depois de uns 500 socos, eu vou para o saco, e o saco é bem fácil, acredite – revelou o lutador tcheco em entrevista ao podcast “The MMA Hour”.

Jiri Prochazka mostra os músculos após bater o peso como lutador reserva no UFC 267 — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC

Jiri Prochazka mostra os músculos após bater o peso como lutador reserva no UFC 267 — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC

Jiri Prochazka é atualmente o segundo colocado do ranking peso-meio-pesado do UFC. Ele serviu como lutador reserva no UFC 267, evento em que Glover Teixeira venceu Jan Blachowicz para conquistar o cinturão, no final de outubro. Seus serviços acabaram não sendo necessários na ocasião. Enquanto espera o chamado do Ultimate para desafiar o brasileiro, o tcheco segue treinando e castigando a árvore.

– Sem folgas. É assim que meu treino precisa ser, porque se você quer mostrar algo louco, algo novo, você precisa treinar assim – disse Prochazka.

O tcheco, porém, terá pela frente um lutador que também usa os recursos naturais para manter a forma. Glover Teixeira já mostrou em reportagem do Sensei Combate, antes de se sagrar campeão, que treina golpeando bananeiras quando está em sua cidade natal, Sobrália-MG (confira no vídeo abaixo, a partir de 4m08s).

UFC