27.8 C
Campo Grande
sábado, junho 15, 2024

Início das entregas do PAA garante seis toneladas de alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar

Início das entregas do PAA garante seis toneladas de alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar

Começaram nesta semana as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos. No primeiro e segundo dias de entrega, 33 produtores familiares entregaram 5.740 quilos de alimentos que foram distribuídos nas unidades de assistência social. No total, 115 produtores, sendo 35 mulheres e 80 homens participam do programa que garante até R$ 7,5 mil ao ano por produtor.
O produtor Luiz Carlos Martins que entregou mandioca, banana, limão e abóbora madura falou da importância do programa para as famílias produtoras. “Faz mais de 10 anos que participo do PAA. O programa é muito importante para nós, pequenos produtores rurais, porque com o programa nós temos a compra dos alimentos garantidos, um lugar certo para a entrega. Então é um investimento seguro”, disse.
A produtora Lenir Ferreira da Silva Gomes, da Associação Sucuri, também participou da primeira entrega deste ano. Ela contou que produz um pouco de tudo, mas nesta segunda-feira (20), entregou abóbora madura, limão e mandioca. “Até o fim do ano vou entregar milho e abacaxi”, enumerou. Ela disse que participa do programa há muitos anos e que o pagamento do PAA é direcionado para o pagamento da parcela da chácara.
Para o superintender de Fomento ao Agronegócio, Jober Guimarães, o Programa de Aquisição de Alimentos é crucial para as famílias produtoras rurais. “O PAA fortalece a agricultura familiar, garantindo renda estável e promoção da segurança alimentar, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social sustentável das comunidades rurais”, afirmou.
A nutricionista responsável pela Central de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN), Domitila Skowronski, complementou e falou da importância dos alimentos para as famílias em situação de insegurança alimentar. “A expectativa pelo início das entregas do PAA estava grande, porque desde o começo do ano estamos movimentando o projeto. Então, estávamos aguardando este início porque esses alimentos garantem uma complementação na alimentação das unidades de assistência social e das famílias não tem acesso ao produto verde. Essa vinda desses produtos garante essa alimentação mais diversificada, com mais nutrientes”, afirmou.
Programa de Aquisição de Alimentos
O Programa de Aquisição de Alimentos é operacionalizado em Campo Grande desde 2008. A Secretaria de Inovação Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO), em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (SAS) são as pastas que estão ligadas diretamente ao programa. A Sidagro opera o programa, organizando toda a parte documental dos produtores e os orientando para uma produção de qualidade. Já a SAS recebe esses alimentos, que inicialmente são entregues pelos próprios produtores na Central de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN), e posteriormente, direcionado às famílias em situações de vulnerabilidade social.
#pratodosverem
A matéria tem três fotos e em todas apresenta imagens de pessoas carregando caixas com alimentos hortifrútis.
FonteAgência Municipal de Campo Grande