Imagens de satélite mostram destruição em Mariupol, na Ucrânia

Algumas imagens registradas pelos satélites da empresa americana Maxar mostram o rastro de destruição que os bombardeios russos deixaram na cidade de Mariupol, no sul da Ucrânia.

Os civis que ainda estão eu Mariupol sofrem dificuldades para deixar o local. Tropas russas interceptavam qualquer tipo de saída e chegada.

Com isso, a população local não tem acesso a comida, água e até mesmo eletricidade, em alguns pontos.

Durante esta segunda-feira um grupo de 160 carros conseguiu deixar a cidade por meio de corredores humanitários.

Zelensky diz que Rússia perdeu mais soldados na Ucrânia que em 2 anos de guerra na Chechênia

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em pronunciamento de 14 de março de 2022

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em pronunciamento de 14 de março de 2022 (Foto: Reprodução/Telegram/Zelensky)

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia perdeu mais soldados em 19 dias na Ucrânia que em 2 anos de guerra na Chechênia. O número não pôde ser confirmado.

Em um pronunciamento transmitido pela internet, Zelensky afirmou que as forças russas perderam quase uma centena de helicópteros, 80 aviões de guerra e “centenas de tanques”.

Ele também agradeceu aos russos que “lutam pela verdade” para poder proteger amigos e familiares.

“Enquanto seu país não estiver completamente fechado do resto do mundo, transformando-se em uma enorme Coreia do Norte, você tem que lutar, não precisa perder a chance.”

Zelensky ainda confirmou que quase 4 mil ucranianos deixaram o país nessa segunda por meio dos corredores humanitários.

União Europeia aprova novo pacote de sanções contra Rússia

A União Europeia (UE) aprovou nesta segunda-feira (14) novas sanções contra a Rússia pela invasão à Ucrânia, que, segundo diplomatas, incluem o magnata Roman Abramovich na lista de cidadãos russos afetados pelas restrições.

Roman Abramovich, dono do Chelsea

Roman Abramovich, dono do Chelsea (Foto: Reuters)

A presidência rotativa do Conselho Europeu tuitou que os representantes dos países do bloco chegaram a um acordo em Bruxelas de um quarto pacote de sanções a pessoas e empresas “envolvidas no ataque à Ucrânia”.

As medidas “entrarão em vigor quando forem publicadas no Diário Oficial da União Europeia”, ressaltou a presidência francesa do Conselho da UE, o que deve ocorrer amanhã.

Assessor da presidência da Ucrânia comenta sobre protesto em TV estatal russa

Mikhail Podaliak fez uma publicação nas suas redes sociais onde criticou a Rússia e parabenizou a atitude de Marina Ovsyannikova, que protestou durante um programa na principal TV estatal russa.

“Eles não têm mídia livre, competição política, comícios de protesto. Qualquer protesto é um caminho direto para a prisão. O mais valioso é o ato de Marina Ovsyannikova”, disse ele.

Podaliak é assessor da presidência e faz parte do grupo de negociadores que conversa frequentemente com a Rússia para tentar chegar a um acordo diante da guerra.

Zelensky apresenta projeto de lei para estender lei marcial até o final de abril

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apresentou hoje um projeto de lei ao parlamento para estender a lei marcial por mais 30 dias a partir do dia 24 de março.

Rússia limita temporariamente exportações de açúcar e grãos

O primeiro-ministro da Rússia assinou nesta segunda-feira um decreto que proíbe a exportação de açúcar branco e bruto até 31 de agosto, e proíbe as exportações de trigo, centeio, cevada e milho para estados vizinhos da União Econômica da Eurásia (UEE) até 30 de junho, disse um comunicado do governo.

Fazem parte da UEE:

  • Armênia
  • Belarus
  • Cazaquistão
  • Quirguistão
  • Rússia