Ilana Kalil, esposa do médico Renato Kalil, morre em São Paulo

A nutricionista e instrumentadora cirúrgica Ilana Kalil, de 40 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (14) em São Paulo. Ela era esposa do ginecologista e obstetra Renato Kalil, que nos últimos tempos estava sendo investigado por acusações de violência obstétrica, depois de denuncia feita pelos influenciadores Shantal e Mateus Verdelho. Kalil nega as acusações.

Ilana morreu com um tiro na cabeça. O caso está sendo investigado como suicídio, de acordo com a assessoria de imprensa do médico. No 34º DP de São Paulo, onde o caso é investigado, a polícia ainda trabalha com outras hipóteses.

Em dezembro de 2021, Shantal revelou gravações que mostram Renato desferindo palavrões e outras frases desrespeitosas durante o trabalho de parto. Em entrevista ao “Fantástico”, em janeiro, ela mostra também que ele insistiu em fazer a episiotomia, um procedimento cirúrgico entre a vagina e o ânus para facilitar o nascimento. Como ela não permitiu, disse, ele tentou forçar a passagem com as mãos.

“Não tinha a menor necessidade de ele tentar me rasgar com as mãos e isso é feito várias vezes. Ele basicamente faz o parto inteiro fazendo esse movimento com a minha vagina, tentando abrir ela. Já que ele não teve o corte, ele tenta com as mãos”, declarou.

Na reportagem do “Fantástico”, outra mulher acusou o médico de assédio sexual no ano de 1991. Outras pessoas também denunciaram o médico. Uma ex-funcionária do ginecologista contou por telefone ao programa que sofreu abusos dentro da casa dele.

Ao jornal “O Globo”, a jornalista britânica Samantha Pearson, correspondente do The Wall Street Journal, disse que sofreu assédio moral do obstetra durante a gravidez, em 2020. Todas as acusações foram negadas pelo médico.

Até o início de fevereiro, no inquérito policial em curso, em São Paulo, 14 mulheres além de Shantal haviam prestado depoimentos acusando Kalil de violência obstétrica e também de assédio sexual.

Ilana Kalil, que não tinha qualquer participação com os partos, fez posts em defesa do marido nas redes sociais, compartilhando depoimentos elogiosos de suas pacientes. Ilana Kalil deixa duas filhas.

FonteGQ/ DA REDAÇÃO