IDOSOS E TRABALHADORES DA SAÚDE ESTÃO NA PRIMEIRA FASE DA CAMPANHA CONTRA INFLUENZA

Começou (04) a campanha de vacinação contra a Influenza, que protege a população contra três tipos de vírus que provocam a gripe, entre eles a cepa que circulou na cidade entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano. Dividida por etapas, nesta primeira fase irão de imunizar quem tem 60 anos ou mais e quem trabalha na área da saúde. 

Para evitar que muita gente esteja nas unidades de saúde ao mesmo tempo, estes dois grupos foram escalonados por faixa etária, da mesma forma que aconteceu com a vacina contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (4), podem se vacinar os idosos de 85 anos ou mais e trabalhadores da saúde que tenham a partir de 55 anos. 

“Nossa expectativa é que tenhamos uma cobertura melhor que ano passado, onde somente as crianças bateram a meta. Acreditamos que isso tenha acontecido porque muita gente ainda estava recebendo as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, e hoje nosso cenário já é diferente”, comenta o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. 

Esta primeira etapa da campanha acontece até o dia 2 de maio e, a partir do dia seguinte, até 3 de junho, os demais grupos também poderão se vacinar. “O município tem autonomia e, se achar necessário, poderá antecipar a vacinação de alguns destes grupos para a primeira fase”, explica Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde. 

Fazem parte destes grupos da segunda etapa as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, população indígena, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. 

Epidemia de Influenza 

Entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro deste ano, Campo Grande viveu um surto atípico de Influenza, uma vez que os casos são normalmente registrados entre maio e julho, período de temperaturas mais amenas. A epidemia foi provocada por uma nova variante do vírus H3N2, que chegou ao país naquela época. 

Em decorrência destes casos, a Capital registrou 25 óbitos por Influenza somente em 2022, número que se iguala a todo o ano de 2019, período pré-pandêmico, e que houve um número de óbitos superior que os dois últimos anos.  

“A vacina que será aplicada agora na população já está atualizada e protege contra esta cepa, por isso é importante que todos busquem pela vacinação no momento oportuno. Já tem sido tempos difíceis devido à Covid-19, não queremos mais perdas por outra doença que é evitável através da vacina”, comenta o secretário. 

Campanha de sarampo 

Além da vacinação contra Influenza, começa hoje também a campanha contra o Sarampo, que é exclusiva para os trabalhadores da saúde que não se lembram ou não possuem nenhum registro da aplicação da Tríplice viral, e para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, de forma indiscriminada. 

Apesar da circulação do vírus em estados vizinhos, Campo Grande não registrou nenhum caso suspeito de sarampo neste ano até o momento. “A campanha será feita justamente para que os casos se mantenham assim, já que esta doença também pode evoluir para o óbito”, conclui Veruska. 

FonteAgência Municipal de Campo Grande