Hamilton: ‘Cresci apaixonado pelo Brasil porque via pessoas parecidas comigo’

O heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton está no Brasil nesta semana, para o GP de São Paulo, que acontece no próximo domingo (14), no Autódromo de Interlagos. Quando vem ao país, Hamilton revive uma relação antiga, de identificação, que remonta à sua adolescência.

“Cresci apaixonado pelo Brasil antes mesmo de vê-lo pessoalmente”, relembra o piloto, em entrevista exclusiva à GQ Brasil. “O único brasileiro que conhecia, claro, era o Ayrton (Senna); mas, mesmo estando no Reino Unido, sempre torcia pelo Brasil”, disse.

Encampando a luta contra a discriminação racial dentro e fora das pistas, Hamilton relembra o que sentia ao ver jogos do Brasil quando era jovem. “Na verdade, eu estava vendo pessoas que se pareciam comigo, que tinham a minha aparência. Quando cheguei ao Brasil pela primeira vez, fiquei muito emocionado, porque eu estava, em essência, em casa”, comenta.

O piloto conta que o start para criar a Hamilton Comission, entidade pela representatividade e inclusão de negros no automobilismo, aconteceu em 2019, quando viu as fotos das equipes de Fórmula 1 e se questionou sobre a falta de diversidade, mesmo tanto tempo depois da sua chegada como o primeiro negro da categoria.

Lewis Hamilton (Foto: Divulgação)

Lewis Hamilton (Foto: Divulgação)

“Tudo começou com George Floyd, aconteceu o Black Lives Matter e foi um momento realmente poderoso para muitas pessoas, e particularmente para mim — para aprender, perceber como usar minha voz e como eu queria lutar”, conta.

Leia a reportagem completa na revista GQ Brasil de outubro, já nas bancas, no Globo+ e na nossa loja virtual (para moradores da Grande São Paulo).