Odiado pelos fãs da F1 ao ser introduzido como dispositivo de proteção da cabeça, o Halo novamente cumpriu seu importante papel de evitar lesões durante um acidente, desta vez na colisão entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no GP da Itália, neste domingo, em Monza.
Após a dupla bater na primeira curva do circuito, o carro de Verstappen decolou ao passar pela zebra e aterrissou em cima da Mercedes do rival. A peça evitou que a roda traseira direita da RBR do holandês caísse em cima da cabeça de Lewis. Para Toto Wolff, chefe da Mercedes, o Halo salvou a vida do heptacampeão.
– O Halo definitivamente salvou a vida de Lewis hoje. Teria sido um acidente horrível no qual não quero nem pensar se não tivéssemos o Halo – desabafa o chefe da Mercedes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/b/l/NjT9dERlKjiWDj0GBDmA/000-9mp6vu.jpg)
Halo conteve impacto do pneu da RBR sobre a cabeça de Lewis Hamilton no GP da Itália — Foto: Andrej Isakovic/AFP
Ao dividirem a primeira curva, o carro da RBR passou por cima das lombadas e acabou subindo na Mercedes do britânico, jogando a dupla para fora da pista e decretando fim de prova para ambos. Wolff afirma que os pilotos precisam deixar espaço um para o outro antes que este tipo de acidente possa machucar um dos dois.