Hackers ‘aproveitam’ Black Friday e intensificam ataques com promoções falsas

Mais de 160 ofertas falsas foram identificadas hoje; veja como se prevenir

A Black Friday, que tenta alavancar vendas no comércio em troca de descontos, algumas vezes bem generosos, deve movimentar R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet. Essa euforia gera grande circulação de pessoas em sites e exige a necessidade de informar dados de pagamentos, o que cria uma chance de hackers intensificarem ataques cibernéticos com promoções falsas.

Conforme o DFNDR Lab, empresa especializada em cibercrime, mais de 160 ofertas falsas foram identificadas na internet e relacionadas à data de compras nesta sexta-feira. Grandes empresas varejistas, companhias aéreas, marcas de cosméticos, entre outras lojas, foram usadas para aplicar crimes financeiros e roubo de dados dos internautas.

“Em 2016, registramos um aumento de 30% nas tentativas de ataques cibernéticos durante o mês de novembro em relação a 2015. Para esse ano, nossa projeção é que identifiquemos um aumento de 600% nos ataques em relação ao ano anterior, com mais de 30 milhões de bloqueios” disse o diretor do DFNDR Lab, Emílio Simoni.

COMO IDENTIFICAR

Os ataques por meio de páginas falsas que imitam as de lojas virtuais verdadeiras ou mesmo que fingem ser sites de e-commerce que não existem são os mais populares. Por exigirem menos em sua criação e também podem ser mais fáceis de se tornarem virais.

“Atualmente no Brasil, as principais plataformas de disseminação dos ataques de cibercriminosos são o WhatsApp e o Facebook, com cerca de 70% de todos os golpes. Isso acontece porque os hackers utilizam mecanismos de engenharia social para conseguir atingir seus alvos”, disse Emílio.

PRECAUÇÕES

Tenha uma solução de segurança com bloqueio de Phishing (páginas maliciosas): Aplicativos, como o DFNDR Security, têm a função de bloqueio em tempo real de links maliciosos. Isto significa que assim que o usuário de smartphone recebe um link malicioso por WhatsApp, Facebook Messenger ou SMS, a solução de segurança do DFNDR Security o alerta automaticamente que aquela página é falsa, impedindo que ele caia no golpe.

Desconfie de ofertas enviadas por mensagens: Caso ainda não tenha uma solução de segurança, lembre-se de sempre desconfiar quando receber uma mensagem, de amigo ou desconhecido por SMS, e-mail, WhatsApp ou outros mensageiros solicitando o acesso a um link.

Diversos hackers utilizam falsas promoções para atrair usuários e os direcionam para páginas que induzem o cadastramento em serviços pagos ou instalam programas que roubam dados.

Evite realizar compras enquanto acessa sites de e-commerce por wi-fi público: Quando a rede wi-fi está aberta, todos os aparelhos que estão conectados a ela ficam vulneráveis, pois alguns usuários podem estar monitorando dados de acesso.

A interceptação de dados nessas redes pode deixar expostos arquivos pessoais e de trabalho, fotos íntimas e até mesmo senhas. Por esse motivo, é aconselhável utilizar apenas redes com senhas, que ofereçam algum tipo de criptografia e manter uma solução de segurança no aparelho.

É possível checar também as avaliações no site do Reclame Aqui. Vale lembrar que as lojas cadastradas no programa Black Friday Legal 2017 já passaram por essa verificação.

FonteCorreio do Estado / Mariane Chianezi