Governo prorroga até 30 de novembro proibição de queimadas controladas em MS

Resolução da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) prorroga até 30 de novembro a proibição de incêndios controlados em Mato Grosso do Sul.

“Essa proibição do uso do fogo acontece desde 2014 de 1º de agosto até 31 de outubro, para o Pantanal. Mas devido às condições climáticas: temperaturas altas, umidade relativa do ar baixa, ventos constantes e uma nova incidência, onda de incêndios a Semagro e o Ibama decidiram prorrogar”, explica o analista ambiental do Ibama, Alexandre Pereira. “Com essas condições climáticas não se tem controle do fogo”, resume.

A resolução prorrogando a proibição das queimadas foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (31) e leva em consideração que a “a ocorrência de incêndios florestais nesta época do ano provoca significativos efeitos negativos sobre os ecossistemas e à saúde humana”.

Pantanal

O Pantanal de Mato Grosso do Sul, entre Corumbá e Aquidauana, está em chamas desde o fim de semana. A linha de fogo se estende da BR-262 a pontos de difícil acesso mata a dentro. A primeira avaliação do Corpo de Bombeiros é de que ao menos 50 mil hectares de vegetação já tinha sido queimados.

Bombeiros e brigadistas trabalham no combate às chamas. Um avião do estado do Mato Grosso ajuda a controlar o fogo. Os municípios de Corumbá, Miranda e Aquidauana estão em situação de emergência desde setembro por causa dos incêndios.

FonteG1 MS