Governador de Nova York, Andrew Cuomo, renuncia em meio a denúncias de assédio sexual

O governador do estado de Nova YorkAndrew Cuomo, anunciou nesta terça-feira (10) que vai deixar o cargo em meio a várias denúncias de assédio sexual (veja no vídeo acima).

Cuomo fez um pronunciamento ao vivo em que ele negou qualquer intenção sexual nas suas condutas, mas assumiu “toda a responsabilidade”.

“Eu acredito que dada as devidas circunstâncias, a forma que eu melhor posso ajudar é dar um passo pro lado e deixar que o governo volte a governar”, disse o democrata. “Minha renúncia se fará efetiva em 14 dias.”

 

Ele confirmou que será substituído pela vice-governadora Kathy Hochul após uma transição que vai durar cerca de 14 dias. Hochul será a primeira mulher a governar o estado de Nova York.

Cuomo é acusado de assédio sexual e conduta imprópria por 11 mulheres segundo investigação do escritório da procuradora-geral do estado, Letitia James.

LEIA TAMBÉM:

Governador de Nova York, Andrew Cuomo  — Foto: REUTERS/Mike Segar

Governador de Nova York, Andrew Cuomo — Foto: REUTERS/Mike Segar

Pressão de aliados

 

Cuomo nega as acusações, tenta dar um tom de normalidade aos gestos relatados como abusivos, mas a pressão para que renuncie ao governo partiu de importantes aliados democratas, até mesmo pelo presidente americano Joe Biden (veja no vídeo abaixo).

Biden defende renúncia de Cuomo após denúncia de assédio

Biden defende renúncia de Cuomo após denúncia de assédio

Na Assembleia estadual, controlada pelos democratas, o apoio partidário pela destituição do governador vinha crescendo desde a divulgação do relatório – o que tornou insustentável a sua permanência no cargo. Dos 150 deputados, 107 são democratas e 43 republicanos.

Cuomo chegou a ser cotado como promessa democrata para as eleições presidenciais de 2024, após assumir um papel importante no controle da pandemia em Nova York.

Investigações contra Cuomo

 

O governador Andrew Cuomo começou a ser investigado em março, após duas ex-assessoras acusarem o governador democrata de assediá-las no local de trabalho.

Após estas primeiras denúncias, outras surgiram. Segundo a procuradora do estado de Nova York, Letitia James, ao menos 11 mulheres se apresentaram aos investigadores com relatos de abusos.

“A investigação descobriu que o governador Andrew Cuomo assediou sexualmente atuais e ex-funcionárias do estado de Nova York, envolvendo-se em toques indesejados e não consensuais e fazendo vários comentários ofensivos”, afirmou James.

 

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, durante entrevista coletiva em seu escritório em 21 de maio de 2021 — Foto: Richard Drew/AP

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, durante entrevista coletiva em seu escritório em 21 de maio de 2021 — Foto: Richard Drew/AP

A procuradora-geral de Nova York afirmou que o que se revelou foi um “local de trabalho tóxico” e um “clima de medo”.

Ainda de acordo com a procuradoria, Cuomo teria assediado sexualmente várias mulheres, muitas delas jovens, com “apalpadas indesejadas, beijos, abraços e comentários inadequados”.

Segundo James, Cuomo e sua equipe também retaliaram ao menos uma pessoa por reclamar da conduta do governador de Nova York.

FontePor Fabio Manzano, G1