Gleice Jane destaca importância do reggae como agente transformador social

A promoção da paz, o cuidado com o meio ambiente e o combate à violência são temas que encontram eco nas manifestações culturais. Na sessão ordinária desta quinta-feira (27), a deputada Gleice Jane (PT) fez uso da tribuna para destacar a importância do reggae como agente transformador, que promove a cultura, a educação, a união, a empatia, a consciência social e a tolerância entre os povos.

A parlamentar é autora do Projeto de Lei 118 de 2024, que estabelece 1º de julho como o Dia da Cultura Reggae em Mato Grosso do Sul. A data presta homenagem ao músico Lincoln Gouveia e coincide com o Dia Internacional do Reggae. Ex-vocalista da banda Canaroots e ícone do reggae, ele faleceu em junho de 2021, em Campo Grande.

“Filho da servidora Ana Amélia, Lincoln Gouveia era um jovem sonhador e tinha como objetivo mudar as estruturas da sociedade, por meio da música. Com seu violão, levou multidões de pessoas à cantar e dançar reggae. Hoje, com representantes da Associação Reggae de Mato Grosso do Sul, aprovamos nosso projeto de lei, que segue para sanção do Governo do Estado”, destacou Gleice Jane.

Na data celebrativa, poderão ser realizados eventos, festivais, oficinas, palestras e outras atividades de valorização do reggae. “O reggae, criado na Jamaica, tornou-se um gênero musical universal, enraizado na cultura brasileira e sul-mato-grossense, influenciando inúmeros artistas e promovendo valores de justiça social e espiritualidade. A criação do Dia Estadual do Reggae reconhecerá a contribuição significativa desse gênero musical para a identidade cultural e social de nossa comunidade”.

FonteGleice jane

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui