Gestor da Emha é empossado Diretor da Região Centro-Oeste do Brasil pela ABC Habitação

Na última sexta-feira (14) em solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), o diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação (Emha), Enéas Netto, assumiu a função de diretor da Região Centro-Oeste do Brasil, evento que aconteceu em São Paulo, Capital.

Com isso, a representatividade da Emha junto às questões de habitação de interesse social em todo o país foi ampliada diante do impacto dos projetos habitacionais bem-sucedidos, executados na atual gestão municipal. Enéas Netto agora passa a dirigir e direcionar os trabalhos de desenvolvimento da habitação de interesse social também em toda a região Centro-Oeste.

“Estamos subindo mais um degrau de representação entre as secretarias, autarquias e entidades que atuam no segmento da habitação social nos municípios de todo o Brasil. A nossa experiência e o resultado dos nossos projetos possibilitaram essa maior projeção no cenário nacional. Dessa maneira, vamos assumir esse compromisso de levar o que há de melhor da nossa Capital para as discussões na ABC Habitação”, considerou Enéas Netto.

Reeleita pela segunda vez consecutiva, Maria do Carmo Avesani, atual secretária da Agência Estadual de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul permanece como presidente da ABC Habitação. Com a cadeira de Enéas Netto como diretor da Região Centro-Oeste da instituição, fortalecerá ainda mais a representatividade de MS nas questões da habitação de interesse social em todo o território nacional.

A ABC Habitação

A Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação é uma entidade nacional que apoia e articula os setores que promovem a habitação de interesse social nos estados e municípios. O principal objetivo dessa articulação é enfrentar o grande déficit habitacional, nos seus aspectos quantitativos e qualitativos, que atinge a população de baixa renda.

A ABC incentiva a existência de um órgão da administração indireta que administre o setor da habitação nos Estados e Municípios, facilitando o sucesso da implantação de políticas públicas para esse setor. É nesse sentido que a ABC trata com uma ênfase especial as companhias, autarquias e agências habitacionais.

A ABC se propõe também a ser um órgão nacional que contribui para que os agentes públicos de habitação aperfeiçoem seus trabalhos e produzam habitação de melhor qualidade. Incentiva também o uso de novas tecnologias visando à sustentabilidade das moradias e principalmente dos empreendimentos.

Para estimular a troca de experiências sobre habitação e regularização fundiária, a ABC promove, anualmente, o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, evento que reúne presidentes de Cohabs, Secretários de Habitação, Prefeitos e Secretários Municipais e representantes do Governo Federal para debater os desafios e avanços da habitação no Brasil.

O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social é realizado pela ABC em conjunto com o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), entidade que reúne e articula os Secretários de Estado destas pastas. A ABC, de acordo com seu estatuto, é a Secretaria Executiva do FNSHDU. Juntas, essas entidades trabalham em sintonia e parceria visando garantir o direito à moradia digna.

FonteAgência Municipal de Notícias de Campo Grande