Furacão Ida atinge a costa dos Estados Unidos

O furacão Ida atingiu a costa dos Estados Unidos neste domingo (29) e provocou uma considerada tempestade extremamente perigosa de categoria 4 (assista ao vídeo acima). Ele tocou o solo do estado da Louisiana pouco depois do meio-dia local (14h de Brasília).

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla original) alertou para danos catastróficos que podem ser provocados por ventos e inundações perigosas (veja imagens abaixo). São esperados cortes de energia prolongados na região.

 

Na Louisiana, mais de 700 mil pessoas já estavam sem eletricidade na noite deste domingo, segundo o site PowerOutage.US. Só em Nova Orleans, esse número passou de 172 mil.

 

“O extremamente perigoso furacão Ida, de categoria 4, toca o solo perto de Port Fourchon [160 km ao sul de Nova Orleans], Louisiana”, reportou o órgão. O Ida chegou ao sul da costa americana exatamente 16 anos depois da passagem do Katrina, que devastou a região em 2005.

As chuvas fortes já vinham afetando desde a manhã as ruas desertas de Nova Orleans, onde moradores colocaram tapumes nas janelas e fizeram bloqueios com sacos de areia. O Porto Fourchon foi diretamente afetado por ventos de aproximadamente 240 km/h.

Localizado no Golfo do México, Fourchon é a base terrestre do Louisiana Offshore Oil Port (LOOP), maior terminal de petróleo bruto de propriedade privada dos EUA, que interrompeu as entregas antes da chegada da tempestade. Isso porque as previsões indicaram possíveis impactos em suas áreas operacionais (leia, ao fim desta reportagem, mais sobre o LOOP).