Fifa estuda mudar regra em disputa por pênaltis por conta do estilo de Dibu Martínez; entenda
Entidade avalia limitar o raio de ação dos goleiros nas disputas de pênaltis
Por O Globo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/i/r/ZAAUSkThCbx6HAWNWAnA/101553889-topshot-argentinas-goalkeeper-23-emiliano-martinez-deflects-a-shot-from-frances-forwa.jpg)
Emiliano Martínez pegou o pênalti de Coman na final da Copa do Mundo Jewel SAMAD / AFP
As atuações de Emiliano Martínez na Copa do Mundo do Catar foram fundamentais para a Fifa e o International Board estudarem fazer uma mudança nas regras do futebol. De acordo com o jornal The Sun, os órgãos querem impedir que os goleiros interfiram e tentem desviar psicologicamente os cobradores de pênaltis antes das cobranças.
Desta forma, a mudança colocaria um limite contundente ao estilo de Dibu Martínez, que é conhecido pelos duelos psicológicos que faz com os batedores. No entanto, outros goleiros também sofreriam com a nova regra, dentre eles: Andrew Redmayne, o saltador australiano, o holandês Andries Noppert e o espanhol Kepa, do Chelsea. De acordo com o portal, a medida será tratada em breve e poderá ser oficializada nos próximos meses.
As principais causas que resultaram neste movimento foram as atitudes de Emiliano Martínez durante a Copa do Mundo do Catar. Dibu foi o grande herói da Argentina nas disputas por pênaltis contra a Holanda, nas quartas de final, e a França, na final, e nas duas ocasiões desestabilizou os cobradores com seu jogo psicológico.
— É uma coisa que me vem no momento, sei que nos pênaltis fico forte, sei que me respeitam porque os jogadores rivais me falaram. Quando defendo o primeiro pênalti em uma final mundial, sei que o outro menino ia ficar muito nervoso, tentei jogar com ele mentalmente jogando a bola fora, conversando com ele… E ele chutou para fora — explicou Dibu dias depois da final da Copa.
Argentina tricampeã do mundo: veja festa da torcida
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/d/o/0b7NwVSjuAp66gjh8Epg/101554555-topshot-fans-of-argentina-react-while-watching-the-live-broadcast-of-the-qatar-2022-worl.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/O/m/OylBZHTbyrWAlAFmK3Fw/101554525-topshot-fans-of-argentina-react-while-watching-the-live-broadcast-of-the-qatar-2022-worl-1-.jpg)
Historicamente, os cobradores sempre tiveram vantagens sobre os goleiros em disputa de pênaltis. Contudo, com o cresciemento dos estudos por parte dos arqueiros para aumentar o número de defesas, o jogo psicológico foi ganhando cada vez mais espaço. A ideia é influenciar os rivais a pontos deles desperdiçarem as cobranças.
Essa tática é antiga na carreira de Emiliano Martínez. Na semifinal da Copa América de 2021, entre Argentina e Colômbia, Dibu chamou a atenção quando provocou o zagueiro Yerry Mina até instantes antes da cobrança.