FCDL MS realizará o Dia Livre de Imposto

Conscientização sobre a carga tributária abusiva

Você sabe o quanto tem pago de impostos nos produtos e serviços que consome? Durante a pandemia, alguns produtos e serviços se tornaram obrigatórios e necessários em nosso dia-a-dia. Já parou pra pensar sobre os impostos das máscaras, ou mesmo do álcool em gel?

Para pensarmos sobre isso é que no próximo dia 4 de junho teremos o DLI – Dia Livre de Impostos, que este ano deve acontecer online em algumas capitais brasileiras. O DLI é uma ação organizada pela CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e da CDL Jovem, com a participação das CDLs de todo o país.

Em Mato Grosso do Sul, a DLI será realizada pela FCDL MS – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, com a CDL CG e CDL Dourados.

De acordo com a presidente da CDL CG, Inês Conceição Santiago, as cargas tributárias são um grande peso para todos os empresários e mesmo neste período de pandemia do COVID-19, tem sido um grande massacre em cima dos empreendedores e lojistas. “São tributos altíssimos que oneram o crescimento das empresas e em muitos casos tem matado a empresa, antes mesmo do seu primeiro aniversário”.

Impostos
A carga tributária para o álcool em gel 70% e para as máscaras cirúrgicas é de 22,93%, sendo 5,93% Federal e 17% Estadual. Para a luva cirúrgica estéril a tributação chega a 23,16%. Sabonete está tributado em 23,36%.

Conforme dados do IBPT, a luva possui carga tributária de 40,85%, já as luvas cirúrgicas estão com tributação de 29,68% e o sabonete, 37,09%.

Dia Livre de Impostos
O DLI nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva, que sempre limitou o poder de consumo da população e tem freiado o crescimento econômico em todo o país.

O Brasil é o 14◦ que mais arrecada impostos, em um ranking de 30 países. E, está em último como país que melhor retorna o dinheiro em benefícios à população. Em média, o brasileiro trabalha 153 dias (5 meses) por ano, apenas para pagar impostos.

No Dia Livre de Impostos os lojistas participantes vão comercializar seus produtos com descontos no valor que normalmente é consumido com cargas tributárias.

DLI tem como proposta uma data de conscientização para todos sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E, para materializar esse processo de conscientização, lojistas participantes comercializarão produtos e serviços sem os valores referentes aos impostos, arcando eles mesmo com os impostos descontados no dia.