Fábio Trad com honraria Raymundo Faoro é homenageado pelo OAB Nacional

A medalha é uma das mais importantes honrarias da advocacia brasileira e destaca o trabalho de Trad na preservação do Estado Democrático de Direito

O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional) homenageou, nesta terça-feira (14) o deputado Fábio Trad com a medalha Raymundo Faoro, um dos mais importantes personagens da advocacia brasileira. Importante jurista, além de ex-presidente da OAB e membro da Academia Brasileira de Letras, o advogado Faoro também coordenou o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da OAB nos anos 1970.

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, destacou em seu discurso que a ocasião tinha como marca o agradecimento. “Os homenageados dividem conosco o amor à advocacia e à democracia. Se o desafio, ao tempo de Raymundo Faoro, era o de reconquistar a democracia, o de hoje é bem mais complexo, pois consiste em preservá-la e fortalecê-la. Eles, a quem conferimos a honraria da Medalha Raymundo Faoro, estão à altura dessa missão. É fundamental, para a OAB, para a democracia e para a base da advocacia, que possam exercer seus mandatos da forma em que estão fazendo”, disse.

O deputado Fábio Trad (PSD/MS) destacou que a vocação indômita da advocacia não permite transigir, em nenhum momento, com as lutas que a exalta perante a sociedade.

“A OAB tem uma história a zelar. E os advogados que estão parlamentares não podem deixar de honrar essa trajetória, pois tudo o que fazemos está, de certa forma, chancelando a história de nomes como Sobral Pinto e Evandro Lins e Silva. A advocacia é a profissão mais eficiente na contenção dos ímpetos autoritários, e como sacerdócio, nunca sai de nossos poros. Basta imaginar a sociedade sem a voz do advogado. A primeira vítima é a democracia”, asseverou.

Homenageados

Além do deputado Fábio Trad, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD/MG) e a deputada Margarete Coelho (PP/PI) também foram contemplados com a medalha Raymundo Faoro, todos eles ex-conselheiros da OAB.

Além dos homenageados, dos conselheiros e diretores, também estiveram presentes na sessão o membro honorário vitalício da OAB, Nacional Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emanuel Pereira; e a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Mônica Sifuentes.

FonteOAB Brasil e asscom deputado Fábio Trad