F1 eSports: Enzo Fittipaldi estreia com vitória no GP da Áustria

O brasileiro Enzo Fittipaldi venceu, neste domingo, o GP da Áustria. Não o da Fórmula 1 real, mas sim a primeira etapa do F1 eSports Virtual Grand Prix Series de 2021. Controlando um dos carros da Haas no game F1 2020 e tendo o irmão Pietro Fittipaldi como companheiro de equipe, o piloto de 19 anos mostrou talento na pista virtual e terminou no lugar mais alto do pódio. Para ser o primeiro a cruzar a linha de chegada, ele inclusive levou a melhor sobre o monegasco Arthur Leclerc, irmão de Charles Leclerc (piloto da Ferrari), numa dura briga pela liderança que se estendeu durante as últimas voltas.

No cockpit, Enzo Fittipaldi recebe abraço do irmão Pietro Fittipaldi após vencer o GP da Áustria do F1 Virtual Grand Prix Series 2021 — Foto: Reprodução / YouTube

No cockpit, Enzo Fittipaldi recebe abraço do irmão Pietro Fittipaldi após vencer o GP da Áustria do F1 Virtual Grand Prix Series 2021 — Foto: Reprodução / YouTube

Enzo largou na nona posição – o grid foi definido pelo desempenho de pro players das escuderias numa corrida sprint. Guiando a Haas, o brasileiro conquistou posições aos poucos até se deparar com Leclerc. Pressionou até assumir a ponta na 28ª das 36 voltas e teve que se esforçar para defender a posição, por vezes tendo de recuperá-la.

Apesar de ter sido o segundo na pista, Leclerc viu o belga Stoffel Vandoorne (Mercedes) ultrapassá-lo na classificação final dada uma punição. Pietro, que havia largado em 14º, foi o quinto colocado na corrida, atrás também de Alex Albon (RBR).

O GP da Áustria virtual contou com a participação de diversos nomes da Fórmula 1 e do automobilismo, como George Russell e Nicholas Latifi (Williams), Alexander Albon (RBR), Stoffel Vandoorne (Mercedes), Tonio Liuzzi (AlphaTauri), Christian Lungaard e Oscar Piastri (Alpine). Goleiro do Real Madrid, Thibaut Courtois correu como convidado especial da Alfa Romeo.

A disputa no circuito de Spielberg foi a primeira de uma série de três corridas virtuais que acontecem pelos próximos fins de semana, como forma de “esquentar” a temporada 2021 da Fórmula 1 e também fazer doações para caridade – os vencedores vão poder escolher para qual instituição vão doar a premiação. As próximas corridas serão o GP da Inglaterra no dia 7 de fevereiro e o GP do Brasil no dia 14.

Enzo e Pietro são netos de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1, e fazem sucesso na Twitch com o canal Fittipaldi Brothers. Eles caíram nas graças da comunidade dos eSports justamente durante as corridas virtuais promovidas pela Fórmula 1 em 2020, no início da pandemia de Covid-19. Apadrinhados por Alexandre “Gaules”, o principal streamer do Brasil, os dois passaram a investir nas transmissões antes e durante o calendário competitivo.

Reserva da Haas, Pietro fez sua estreia na Fórmula 1 no final da temporada passada, substituindo Romain Grosejan no grid durante os GPs de Sakhir e de Abu Dhabi. Membro da academia de pilotos da Ferrari, Enzo correu pela HWA Racing na última temporada da Fórmula 3.