SÃO PAULO — O cirurgião Antonio Luiz Macedo afirmou ao GLOBO nesta sexta-feira (16) que o presidente Jair Bolsonaro deve ter alta nos próximos dois dias. Bolsonaro deverá deixar o hospital com dieta cremosa. Na sequência, passará a receber alimentação pastosa por um tempo, segundo o médico, e, só então, voltará a comer comida sólida normalmente.
— Ele (Bolsonaro) está evoluindo muito bem — disse Macedo ao GLOBO. — A alimentação dele depois da alta ainda não será normal. Ele continuará comendo alimentos cremosos e não-fermentados.
Bolsonaro está internado no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, desde a noite de quarta-feira. Ele foi transferido de Brasília para São Paulo depois que médicos do Hospital das Forças Armadas, na capital federal, o diagnosticaram com obstrução intestinal.
A ROTINA DE JAIR BOLSONARO SEM MÁSCARA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Bolsonaro posa para foto com cadeirante sem usar máscara, durante inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0, em Sorocaba Foto: Alan Santos / PR – 25/06/2021Parada não programada em Santa Cruz (ES) Foto: Alan Santos / PR -11/06/2021Bolsonaro causa aglomeração e não usa máscara em parada não programada na cidade de Terezópolis de Goias (GO) Foto: Alan Santos / PR – 09/06/2021Aglomeração durante passeio de moto promovido por Bolsonaro e com participação do ex-ministro Pazuello Foto: Clauber Cleber Caetano / PR – 23/05/2021Bolsonaro no Povoado Alecrim, município de Girau do Ponciano, em Alagoas Foto: Alan Santos / PR – 13/05/2021
Aglomeração em em São José da Tapera, Alagoas Foto: Alan Santos / PR – 11/05/2021Bolsonaro faz parada não programada em Cruzeiro dos Peixotos, distrito de Uberlândia, Minas Gerais Foto: Alan Santos / PR – 04/03/2021Bolsonaro durante viagem à Maceió (AL) em maio de 2020 Foto: Alan Santos / PRBolsonaro visita o município de Sena Madureira, no Acre, em fevereiro de 2021 Foto: Alan Santos/PRPresidente Jair Bolsonaro participa de aglomeração em Barra dos Coqueiros, Sergipe Foto: Alan Santos / Presidência da República – 28/01/2021
Parada para tirar foto com apoiadores sem usar máscar, no Município de Catolândia, Bahia Foto: Alan Santos / PR – 21/01/2021Com seu negacionismo, Bolsonaro transformou aparições públicas em cenas de campanha pré-pandemia, com abraços e beijos indiscriminados diante de aglomeração de apoiadores Foto: Alan Santos / PR – 30/12/2020O presidente Jair Bolsonaro utilizou a máscara contra a Covid (obrigatória para as eleições) apenas ao votar na seção da Escola municipal da Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio Foto: Reuters – 15/11/2020Bolsonaro com funcionários das obras de restauração da rodovia BR-135, em São Luís, Maranhão Foto: Alan Santos/PR / Alan Santos / PR – 29/10/2020Bolsonaro segura um cachorro em meio a aglomeração em Sinop (MT) Foto: Alan Santos/PR – 18/09/2020
Bolsonaro durante inauguração de uma usina termoelétrica em Aracaju (SE), em agosto de 2020 Foto: Alan Santos/PRJair Bolsonaro, na Solenidade do Dia da Pátria, no Palácio da Alvorada, cumprimentou apoiadores sem usar máscara Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo – 07/09/2020Jair Bolsonaro, acompanhado de ministros, vai à praça próximo à Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resente (RJ), para comer cachorro-quente Foto: Carolina Antunes / PR – 23/09/2020Bolsonaro cumprimenta populares depois da cerimônia de inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás Foto: Alan Santos / PR – 05/06/2020Bolsonaro durante manifestação a seu favor no Palácio da Alvorada, em Brasília Foto: Wagner Pires / Agência O Globo – 03/05/2020
Na rampa do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da filha Laura, acena para manifestantes que participam de manifestação antidemocrática em Brasília, emmaio. O presidente chegou a abraçar uma criança na rampa. Ele não se aproximou mais dos apoiadores por conta de duas grades de segurança que foram instaladas Foto: EVARISTO SA / AFP – 03/05/2020Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta seus apoiadores durante manifestação em Brasília. Ele deveria estar em isolamento social por ter tido contato com pelo menos 10 membros de sua equipe Foto: SERGIO LIMA / AFP – 15/03/2020Bolsonaro causa aglomeração no desembarque na cidade de Aracaju, e não usa máscara ao cumprimentar apoiadores Foto: Alan Santos/PRSem máscara, Bolsonaro tira selfie com apoiadores aglomerados na chegada à cidade de Fortaleza, no ceará Foto: Clauber Cleber Caetano / PR – 26/02/2021
Por volta do meio-dia, boletim médico do hospital informava que o presidente “passa bem e permanece evoluindo satisfatoriamente, com a conduta médica inalterada”. Leia abaixo a entrevista de Macedo ao GLOBO:
Como está a saúde do Bolsonaro?
Boa, evoluindo muito bem. Deverá ter alta em breve, em uns dois dias. Já passou para alimentação líquida. Em breve será cremosa com alimentos não fermentados e depois passará para a pastosa. Só mais tarde a dieta volta ao normal.
A obstrução que ocorreu agora está relacionada às quatro cirurgias feitas na área abdominal em menos de três anos?
Aos procedimentos em si, não. Mas (está relacioanda) ao histórico todo. O acidente da facada não foi brincadeira. E as cirurgias foram absolutamente necessárias. Mas agridem o órgão, claro. O intestino do presidente se tornou mais sensível a aderências por isso. Não é impossível, por exemplo, ocorrer uma obstrução com um alimento mais espesso e mal mastigado.
Quem o chamou para vê-lo em Brasília?
Foi o Ricardo Camarinha, médico do presidente. Cheguei no Hospital das Forças Armadas e logo vi que ele estava muito bem cuidado. Trouxemos ele para o meu hospital, o Vila Nova Star, para qualquer eventualidade.
A obstrução intestinal causa muita dor?
A dor que se sente com uma obstrução é praticamente insuportável. Mas quando se coloca a sonda e o líquido passa a ser extraído, a situação já melhora.
Os soluços estavam mesmo relacionados à aderência?
Sim e foram passando à medida que o líquido foi sendo drenado.
Como ele está reagindo?
Ele é muito forte. Diria que feito de aço. E extremamente positivo e colaborativo com os procedimentos que têm de ser feitos.