Estados Unidos e Brasil tiveram uma resposta terrível à pandemia, diz Yuval Harari

O historiador e filósofo Yuval Harari, autor de livros como ‘Sapiens, uma breve história da humanidade’, lamentou que más decisões políticas tenham levado a milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas durante a crise da covid-19.

Para ele, Estados Unidos e Brasil são maus exemplos de como a política tem a capacidade de atrapalhar a ciência e a tecnologia em momentos delicados, como a atual pandemia do causada pelo coronavírus.

“Países como Estados Unidos e Brasil tiveram uma resposta terrível de seus governos federais frente à crise. Faltou inteligência política o que levou a milhares de mortes que poderiam ter sido prevenidas”, disse em painel da Expert ESG, evento da XP Investimentos dedicado a temas de sustentabilidade, responsabilidade social e boas práticas de governança.

Ele cita Austrália e Nova Zelândia como países que tiveram respostas mais eficientes. Mas afirma que, de modo geral, o enfrentamento visto na pandemia não o deixa otimista em relação a problemas que deveriam ser uma preocupação da humanidade em geral, como as mudanças climáticas.

“É preciso de cooperação global para superar a pandemia. Os países precisam confiar uns nos outros para trocar informações que irão basear decisões políticas corretas”, disse.

A inabilidade política mostra que o mundo ainda está longe de conseguir trabalhar em conjunto em prol do bem comum. Para ele, as mudanças climáticas são um problema muito maior e mais complexo que a covid-19 e se grandes empresas e políticos falharam em combater algo menor e emergencial, com impactos imediatos como a pandemia, como poderiam vencer questões mais difíceis?

Veja o que aconteceu com um vírus, imagina com colapso ecológico? O que seria da economia global?”, questiona.

“Espero que as pessoas, principalmente nos negócios, líderes, bancos, que a lição que eles tirem da covid-19 é que não é altruísmo, mas é nosso interesse prevenir pandemias, investindo dinheiro na construção de autoridade de saúde mundial para proteger a humanidade. Similarmente, é do nosso interesse prevenir o colapso econômico, porque as consequências seriam catastróficas. Não é tarde demais. Mas é uma decisão política, uma questão de prioridades. Espero que tomemos decisões melhores da próxima vez”, diz.

O evento de ESG da XP é gratuito e continua até o dia 5 de março por meio do site eventoexpert.xpi.com.br.

Yuval Harari, escritor e historiador — Foto: Reprodução/Youtube

Yuval Harari, escritor e historiador — Foto: Reprodução/Youtube