Escolas da REME participam de conferência Nacional pelo meio ambiente

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) estão aprendendo a preservar as fontes naturais de água através da 5ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelo MEC (Ministério da Educação).

28944977_1592106260905469_1219412280_o (1)Em sua quinta edição, o evento, que é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo MEC e pelo Ministério do Meio Ambiente, busca incentivar a consciência e educação ambiental, estimulando a pesquisa e a participação democrática nas escolas para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais. Para participar, é necessário realizar uma inscrição e desenvolver uma série de atividades que devem ser divulgados ao MEC em uma etapa final.

A edição deste ano tem como tema: “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas” e foi desenvolvida em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, mobilizando as escolas para a realização de estudos, pesquisas e projetos escolares relacionados à questão socioambiental e da água, além de incluir a temática e as propostas de sustentabilidade no Projeto Político Pedagógico da escola.

faA intenção também é fazer com que a escola elabore um projeto de ação de forma participativa com base em um diagnóstico local considerando os conhecimentos científicos e saberes locais.

A Conferência na escola envolve toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série,para dialogar sobre como transformar a unidade em um espaço educador sustentável, aprofundando o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

Captação de água

A escola municipal “Antônio José Paniago”, localizada no bairro Itamaracá, é umas das unidades precursoras de projetos que envolvem o cuidado com a água já iniciou sua Conferência no dia 16 de março.

Para a aluna Mirian Dias, do 9° ano, que pretende desenvolver na escola o projeto de aquaponia, a Conferência ajudou a impulsionar mais seus estudos e destaca a importância deste projeto para o meio ambiente.

FAu“Foi uma experiência diferente. Estudamos bastante aprendendo sobre o projeto. Acredito que vai ser bom para natureza e para a Escola. O projeto é importante e vai ajudar a economizar água, reutilizar, ajudando o meio ambiente e a economia”, diz.

A aluna Talita Campos, de 13 anos, também do 9° ano, desenvolveu um projeto intitulado “Sustentabilidade da Água” que visa conscientizar sobre o uso deste recurso natural.

“Para fazer o trabalho pesquisamos bastante. Verificamos como funcionava o sistema de distribuição da água e a forma como as pessoas a utilizam”, conta.

Para a diretora da escola, Maria Lucia Oliveira o evento serve para conscientizar os alunos quanto à importância de preservar o meio ambiente de uma forma diferente.

“É muito gratificante a gente despertar nos alunos o cuidado com nosso planeta. Isso já é um primeiro aspecto para realizarmos a Conferência. São situações de aprendizagem muito interessantes onde contamos com a parceria de outros setores como Ibama, Sesau e Semadur”, diz.

Horta Escola

Já na escola municipal “Fauzze Scaff Gattas Filho”, que também é uma das referências na Reme quanto ao uso consciente da água, o professor Rodrigo Borghuezan preparou diversas ações alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22) e que posteriormente serão apresentadas na Conferência Nacional. Entre as atividades está um debate sobre vários assuntos relacionados a área ambiental junto com os alunos e a comunidade.

A escola é conhecida pelo seu projeto “Horta Escola”, que faz o uso de água captada da chuva pelos telhados da unidade para irrigação das hortaliças.DSC_0038

“Fizemos reuniões com lideres de sala para que eles trouxessem a visão deles para a escola, discutindo os problemas relacionados à água. A partir disso, os alunos fizeram uma investigação, entrevistas com funcionários, professores, com a comunidade e trouxeram essas informações para nós e então estamos pontuando”, explica.

De acordo com o professor Rodrigo, a partir dos pontos investigados pelos alunos eles irão desenvolver um plano de ação para solucionar os problemas da escola.

Outra pesquisa desenvolvida foi sobre a instalação da rede de esgoto do bairro. Foi solicitada a visita de representante da concessionária Águas Guariroba, que pontuou para os alunos como é realizado o processo de implantação de uma rede.

Paralelo a essas ações, serão realizadas palestras com ambientalistas e visitas ao Centro de Educação Ambiental da conessionária para estimular o senso critico e investigativo do aluno. As palestras irão contar com parceria de universidades como a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A proposta é levar para os alunos uma iniciação cientifica. Para todos os problemas ambientais apontados, serão desenvolvidas pesquisas investigativas, criando uma metodologia para avaliar como está o problema hoje e a partir disso, realizar o estudo.

A aluna Katiele Lopes, 11 anos, do 6º ano, está pesquisando e desenvolvendo um projeto sobre desperdício e tratamento da água da escola.

“Eu espero conseguir conscientizar sobre a importância de economizar água e no próximo mês pretendemos reunir os pais para mostrar esse trabalho”, destaca.

Etapas do Projeto

As escolas municipais de Campo Grande estão realizando as conferências até o dia 30 de março. O registro do evento deve ser feito no site do MEC até 3 de abril. A segunda etapa acontecerá, que é a Conferência Estadual, até 11 de maio e a etapa final é a Conferência Nacional, que acontecerá nos dias 15 a 19 de junho.